O PERNA FINA, O BARRIGA GRANDE

 E O BOCA PEQUENA

-------------------------------------

Baseado na Oralidade Popular

 

Conta-se que viviam em uma vila do sertão, três meninos chamados o da barriga grande, o da perna fina e o da boca pequena. Os três sempre se ajuntavam e saiam a vadiar pelas estradas da vila.

Vai então, que um dia, avistaram num quintal alheio, um pomar, onde havia uma goiabeira carregadinha de dar gosto.

Os meninos arregalaram os olhos e sem mais resolveram apanhar as frutas. Combinaram então que o da perna fina, por causa de sua agilidade, subiria na goiabeira, colheria as  goiabas e as atiraria ao boca pequena que devia ajuntá-las.  O da barriga grande vigiaria os montes e o dono do quintal.

Feita a combinação, o da perna fina subiu na goiabeira e apanhou as frutas, atirou-as ao da boca pequena que as ia ajuntando em montes. Porém, o da barriga grande, em vez de vigiar, ia dando cabo das goiabas, comendo-as com tal voracidade que parecia estar dias a passar fome.

Desconfiado o perna fina desceu da goiabeira e quando apanhou o barriga grande com o focinho na ratoeira, deu-lhe um pontapé na pança que, de tão cheia, arrebentou como uma bexiga. Mas o pontapé foi tão forte que a canela do perna fina quebrou.

O da boca pequena achou tanta graça que se arreganhou numa risada gostosa , e ficou com a boca toda rasgada.

E os três meninos, arrependidos da má ação, nunca mais quiseram furtar as frutas dos quintais alheios. ®Sérgio.

Amo de coração esses artistas humildes de nossa cultura popular, que dão generosamente e anonimamente a sua arte, sem pensar em proveitos; procuram nela senão o seu prazer; e exercem-na com a simplicidade e inocência de quem pratica os atos mais comuns da vida. São, na suas simples histórias, mais artistas do que muitos outros mais hábeis, mais cultos e mais refinados.

____________________

Para copiar este texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquercomentário.

Se vocêencontrarerros (inclusive de português), faça a gentileza de avisar-me.

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 21/08/2007
Reeditado em 30/12/2008
Código do texto: T617615