A EDUCAÇÃO QUE VEM DE BERÇO

 

Dentre os seguimentos de educação da humanidade, a família é o mais eficaz e importante núcleo educacional existente. É a mais solida base onde são fundidos os alicerces e pilares de sustentação para a edificação da sociedade. É nela que está o fundamental contexto do educandário, para a formação do caráter e da personalidade de todo ser humano.

E o espelho da vida são os pais. O que eu aprendi com os meus pais, carrego comigo pela vida afora. Tenho pequenos hábitos que às vezes chegam a ser até engaçados, pequenos detalhes espelhados em comportamentos, que me foram repassados na infância, eles ficaram arraigados em meus costumes.

Na minha casa, por exemplo, mesmo eu tendo quase seis décadas de casado, não sou capaz de abrir a geladeira me servindo, de qualquer tipo iguaria seja ela um doce ou outra guloseima que ainda não foi servida e esteja intacta, aprendi com minha mãe a esperar a hora certa ao ser colocado à mesa para todos, e assim são diversos os pequenos hábitos de educação que aprendi com os meus pais.

Aprendi que  devo amar a Deus acimade tudo e me colocar no lugar do outro antes de ofender, respeitar os idosos e ouvi-los com atenção, não criticá-los de forma negativa por às suas limitações, ouvir suas histórias com atenção, muitas vezes repetitivas, as mesmas de sempre. Isso faz parte da vida e se torna num gesto de humanidade.

Não me custa nada e me faz um bem enorme, ao ver que um ancião se sente bem e valorizado ao ser ouvido.

A educação deve iniciar no primeiro dia de vida. Ao colocar o filho no berço, os pais devem ser presentes dando amor, afeto e carinho, é no berço que inicia o aprendizado o primeiro é a alimentação, administrada e  dosada na medida e em horário certo. Depois seguir os cuidados com os hábitos de higiene e todo mais para o bem estar no desenvolvimento saudável do bebê.

 

Imagine caro leitor numa casa com os pais já repousando, uma cozinha enorme de chão batido, uma fogueira acesa bem no meio dela, num canto  um fogão de lenha, e um bando de crianças no entorno entorno de ambos os fogos se  aquecendo de um rigoroso inverno. O tamanho da algazarra, mas bastava papai raspar a garganta. O silencio era total a casa parecia inóspita, ninguém dava mais um pio se quer, íamos murchinhos para a cama.

Sou o mais velho  de onze irmãos, mas cinco deles, Deus já os levou pra seu reino celestial

. Todos eles tiveram e ainda tem um grande respeito por mim, não que eu exija, mas pela forma que fomos criados.

Desde que nossos pais partiram também  e não tivemos mais um ponto de encontro, criamos uma forma de manter nossos laços de união familiar, reunindo uma noite em cada mês durante o ano inteiro, na casa de cada um.dos irmãos, fazemos um rodizio e juntos rezamos um terço e trocacos afetos. Com a partida de nossos irmãos a que já se foram, seus filhos nossos sobrinhos, vão os substituindo, para mantermos esta corrente de união. "Com o conceito de que Família que reza unida permanece unida."

 

 

Ilustração imagem :  (googlo numa homenagem a miha suadosa mãe)

 

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 15/01/2023
Reeditado em 29/06/2023
Código do texto: T7695587
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.