O SEPULCRO DE CRISTOVÃO COLOMBO


O .TUMULO DE COLOMBO EM SEVILHA

Era interesse de Colombo explorar os mares e as novas terras que ainda se encontravam por assim dizer, escondidas, porém a Coroa Portuguesa negou a ele apoio para esta empreitada, esperando desta forma proteger o privilégio da posse exclusiva sobre as navegações. Mesmo tendo total conhecimento dos interesses econômicos e políticos que abrangiam a concorrência pela possessão dos mares e das terras que ainda restavam ser encontradas e colonizadas. A corte portuguesa desconsiderou o interesse do nevagador, e optou por correr o risco, considerando uma loucura de Colombo.
Residente em Lisboa desde sua juventude, quando aos dezoito anos escapou de um naufrágio, usando um remo como tábua de salvação, sendo resgatado por populares, radicou-se em Lisboa. Somente no ano de 1492, com 41 anos de idade, Colombo realiza seu sonho de explorar os mares, com o consentimento dos Reis Católicos de Aragão e Castela – Fernando II e Isabel I -, que lhe deram total liberdade para agir. Apos a negativa do rei dom João 2º. De Portugal, recusar os seus serviços, mantendo de cabeça erguida, então, depois de algum tempo, Colombo acabou assinando um contrato com os rei e rainha da Espanha, em 17 de abril de 1492. Pelo contrato, foi nomeado Almirante dos Mares, Vice-rei e Governador das novas terras que eventualmente a sua esquadra viesse a descobrir.
A expansão marítimas era de total interesse dos reinos europeus, com destaque para Portugal e Espanha, os mais interessados em ampliar suas possessões territoriais e descobrir novos caminhos marítimos como alternativas para a realização do comércio. O objetivo maior era alcançar as Índias – nome que abrangia todo o Oriente -, grande abastecedora de especiarias e um novo ponto comercial de consumo
. Foi de Palos de La Fronteira, um município situado na comunidade autônoma de Andaluzia província de Huelva na Espanha, que partiu Colombo em sua viagem para as Índias e que culminou com o descobrimento das Américas. Cuja armada, era constituída pelos navios Santa Maria e Pinta ,comandados pelo capitão Martín Alonso de Pizón , e Nina, pelo comandante o capitão Vicente Yáñez Pinzón -, saindo do porto espanhol de Palos em 03 de agosto de 1492
No dia 12 de outubro às duas horas da manhã o vigia Rodrigo de Triana, a bordo de uma das caravelas da esquadra, pronunciou a tão desejada frase “TERRA AVISTA!” A armada do almirante Colombo ancora em uma ilha denominada pelos índios de Ilha de Guanahaní, porém batizada por Colombo com o nome de San Salvador (Bahamas), pensando ter alcançado as Índias. O primeiro desembarque deu-se na Baía Long, no litoral ocidental, Assim que desembarcaram na então desconhecida terra, os europeus encontraram vegetação exuberante e nativo que os teriam recebido amigavelmente. Foi afixado o estandarte Real, pelo então denominado Almirante Colombo, e as demais bandeiras da Cruz Verde, fixadas pelos outros capitães. O escrivão da Armada, Rodrigo de Escobedo, foi o responsável por redigir e escrever o documento de posse da nova terra. Realizado assim o sonho de Cristovão Colombo.

Uma grande polêmica se arrasta pelos séculos a respeito da nacionalidade de Cristovão Colombo. Uns afirmam ser ele italiano nascido em Gênova, outros se dizem ser português. O fato que sendo ele um grande vulto na história universal os países por onde atuou Colombo almejam ser o berço do célebre navegador. .
Nos últimos anos surgiram novos livros de investigação com a tese de que Cristóvão Colombo era português - de Cuba, no Alentejo - e não um italiano genovês, como conta a versão "oficial" da história. Será mesmo assim?
Morto em 1506 foi sepultado em Villadolid na Espanha. Trinta e um anos mais tarde em 1537, os espanhóis transladaram seus restos mortais para uma ilha espanhola, atualmente dividida entre o Haiti e a republica Dominicana.
Quase duzentos anos mais tarde, tendo a Espanha perdido parte deste território para a França, deram um novo destino aos restos mortais de Colombo, que foram transladados para Cuba. Local em que permaneceu até 1898, quando então se deu seu último translado para Sevilha. Embora a república Dominicana conteste essa versão, afirmando que seus restos mortais nunca saíram do país Dominicano. Mas um teste de DNA comprova que realmente os restos mortais de Colombo descansam na majestosa catedral Giralda de Sevilha. Uma das amais belas do mundo A republica Dominicana contestou utilizando-se outros restos mortais como se fossem os do grande navegador, inclusive se negando a fazer o teste de DNA ,para sua identificação.
O fato é que esse grande navegador se tornou uma celebridade univer sal, seu memorial em Barcelona é uma das maravilhas a não se perder. A estátua com sessenta metros de altura representa Colombo com o braço direito estendido e o dedo indicador apontado até o mar. Inicialmente foi dito que apontava para a América, mas esta afirmação criou polêmica já que a América está situada no sentido contrário para onde o dedo aponta. Surgiram então três correntes de opinião: a primeira, segundo a qual a estátua deve ser entendida como uma metáfora, afirma que a intenção de seu autor era que Colombo apontasse para a América, mas que o público não entenderia o dedo apontado para o lado contrário do mar, neste caso apontado para a La Rambla, ou seja, terra adentra, e por isso instalou a estátua apontando para o mar. A segunda opinião, muito similar à primeira, afirma que a estátua não aponta para a América, mas o caminho para a América pelo mar, que é a rota que fez Colombo partindo do porto de Palos de La Frontera E a terceira opinião é que a estátua não aponta a rota para a América mas sim para Genova, cidade natal de Colombo, e que está em linha reta seguindo a direção que marca o dedo.no interior da coluna existe um elevador que permite subir até aos pés da estátua de onde se pode se tiver uma ampla visão do panorama da cidade.




(FOTO DO TUMULO DE COLOMBO EM SEVILHA IMAGEM DO GOOGLO )































 
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 13/01/2016
Reeditado em 08/10/2018
Código do texto: T5509500
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.