A Chave do Tamanho

Há muitos anos atrás, no município de Taubaté no estado de Minas Gerais, lá pelas bandas do sítio do Picapau Amarelo, o seu povo não contavam com grandes novidades no mundo do faz de conta.

Emília continua a inventar mirabolantes e malucas teorias e práticas cientificas , literárias e linguística para mudar o mundo de vez.

Pedrinho só vivi a caçar, pescar e jogar bola de gude, a ouvir contos europeus na voz delicada , mansa e exigente de Dona Benta, a ouvir estória do folclore nacional com Tia Anastácia e a comer seus quitutes.

Narizinho vivia em devaneio de se casar com um grande amor de sua vida.

Dona Benta vivia aquela vida tranquila de administrar o sítio, cuidar dos netos.

Tia Anastácia só vivia a contar história e fazer bolos de chuvas deliciosos para os meninos.

Visconde só vivia pesquisando livros científicos, para continuar sendo sábio, mas o que mas chateara é que na maioria das vezes é surpreendido pelas doideiras da marquesa de Rabicó ,só as acata para não contrariar esta.

Tio Barnabé continua a fumar seu charuto fedorento, mas deseja e quer algum dia se livrar desse vício mardito, como diz ele.

No entanto tudo mudou quando a trombeta do sol anunciou vários momentos de guerra fora do sítio.

Emília prontamente pensou e pensou mas ainda, ah eureca, dizia ela, vou inventar uma chave que acabe com as guerra e restaure a paz, decreto a partir de hoje , a paz , quem desobedecer será condenado , e ser fuzilado por tiros de amor.

A turma do sítio riu a pesa de Emília, aonde já se viu boneca cria leis para promover a paz, dizia Dona Benta, aonde já se viu boneca feita por mim , fazer algo que não seja ficar no canto do quarto de Narizinho , para aconchegar com ela em seus braços, dizia a criadora da boneca Tia Anastácia .

Pedrinho riu sem parar, como pode uma boneca de pano, querer ser embaixadora da paz, já falou , que é um grande milagre, agora que presedir a ONU, narizinho apoiou a atitude da Boneca, pelo menos Emília que diminuir ou acabar com a guerra e vocês que riram da pobre bonequinha de pano, minha grande amiga de infância .

Visconde foi tachativo, a guerra entre povos destrói vidas, por muitos ideias e práticas patéticas e utopias , mas há guerras que necessitam ser travadas , como os os policiais que a cada dia necessitam arrisca sua vida para salvar pessoas inocente e prender bandidos e os bombeiros que tem que lutar contra o fogo , arriscar sua vida, para salvar outras, e ganhar um salário pequeno para sustentar suas famílias, há guerra e guerras , a guerra que instaurada para beneficio do direito e dever do povo, é uma dadiva de sua vida, mas a guerra que mata pessoas só para satisfazer o ego de um pais conquistador sobre o outro país conquistado é uma utopia de vida.

Emília nem quis ouvir ninguém foi logo criando e executando seu plano de achar a chave da paz no mundo , ‘’doa a quem doer’’. E lá se foi Emília fazer a sua traquinagem de sempre, buscou um pó de pirilipinpim para voar a casa de chaves e desligar a chave da guerra para que não houvesse mas guerra no Brasil e no mundo .

Emília não conseguia pensar qual das chaves era a chave da guerra para pode desligar , pensou e repensou é essa aqui e então subiu aquela alavanca, mas para o azar de Emília , não era a chave da paz e sim a chave do tamanho que faz alterar o tamanho de pessoas, animais e objetos .

Emília ficou alterada em seu tamanho e agora como ela via fechar a chave da guerra , sendo menor que uma caixa de fósforos.

Então ela saia a procura de uma chave da guerra para se desligada , o que elevaria a chave da paz, notara então que tudo em sua volta aumentava , enquanto ela continuava baixinha, não era as coisa altas e ela pequena, para alguém que fica pequena qualquer coisa é grande , e para pessoa ou ser que é normal e ver alguém alterado , para este se torna pequeno, e ficava matutando isso na cabeça o dia todo.

Quando chegou ao sítio , decidiu falar com o Visconde em usar a chave da paz e suas invenções mas tecnológicas para vencer a guerra e instaurar a paz no mundo.

Entrando num mundo paralelo ao seu, através do pó de pirillimpim, vai a Alemanha , onde estar a segunda guerra mundial , onde há vários militares e civis mortos pela ordem cruel de Adolph Hitter .

Emília fica chocada com a situação é dá um basta para o cruel ditador, ou você acaba com a guerra , ou continuara nesse mesmo tamanho, dizia a Marquesa a este.

Hitter dá ordens para terminar com a guerra , como consequência todos do mundo voltam a seu tamanho normal.

Lobato,Monteiro.Chavedotamanho.Editorabrasiliense1995.Disponivelemhttp://pt.scribd.com/doc/7073530/Monteiro-Lobato-A-Chave-Do-Tamanho. Acessado em 14/02/2012.

Carlos Angrense e Monteiro Lobato - A Chave do tamanho
Enviado por Carlos Angrense em 17/02/2012
Reeditado em 02/12/2013
Código do texto: T3505030
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.