CANDIDATO DE ESTRIBO. Série: Figuras de Poções e visitas insólitas...

CANDIDATO DE ESTRIBO. Série: Figuras de Poções e visitas insólitas...

Governando São Paulo e candidato à Presidente da República, Ademar de Barros e comitiva chegaram de avião em Poções, na década de 1950.

Para recebê-lo, várias autoridades e políticos, o Presidente da Câmara de Vereadores e prefeito em exercício, Dr. Ary Alves Dias, médico, pai do grande poeta e amigo Affonso Manta, além de populares e comerciantes.

O Dr. Ary não era homem ligado a luxos ou pompas. Um tanto gripado, barba por fazer e sem gravata, foi ao aeroporto cumprir seu mister de prefeito, receber o candidato.

Mas Ademar não gostou quando das apresentações, de vê-lo com barba por fazer e sem gravata; e com toda estupidez que lhe era peculiar, dirigiu-lhe as seguintes palavras:

- Como o Sr. prefeito da cidade, tem a coragem de vir receber o futuro Presidente da República sem gravata e com a barba feita na semana passada?

Ao que, impassível, respondeu-lhe o prefeito:

- Meu amigo, eu só uso gravata e faço barba em dias muito importantes. Dito isto, Dr. Ary retirou-se.

O constrangimento foi geral e o fato comentado por muito tempo.

Neste mesmo dia, hospedado na casa do Sr.Octavio Curvelo, que anos depois seria prefeito de Poções, Ademar de Barros concedeu entrevistas e audiências, tudo na base do dinheiro.

Em dado momento D. Anina Sarno, esposa de Corinto Sarno, um dos homens mais importantes da cidade, com um grupo de senhoras da sociedade, foram pedir ao candidato uma ajuda para a construção da igreja... Anunciadas pelo secretário ao governador paulista, disse Ademar ao vê-las entrando na sala de visitas:

- O que é que estas velhotas querem?

O assessor apressou-se em explicar que era uma ajuda para a construção da igreja. Sem sequer levantar a cabeça, esbravejou Ademar:

- Tá bom, tá bom, pegue ai dois contos de réis, entregue às velhotas e mande-as embora...

Nem é necessário dizer que sua votação foi péssima em Poções... Também pudera!

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 31/07/2005
Reeditado em 03/09/2008
Código do texto: T39118
Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.