Chupa essa manga!!! – As desventuras de uma manga

Olá.

Eu sou a tão falada manga.

Sou uma entre as centenas no corpo de minha mãe.

Tenho escutado todo o tipo de gente tirar sarro com a minha cara gritando o tal “Chupa essa manga!!!”.

Se eles soubessem do meu drama, não fariam chacota da minha situação.

Moro num quintal espaçoso, onde convivo com outros tipos de árvores e plantas.

Não sei por qual motivo, a minha época de ser colhida ainda não chegou.

Todos os dias, vejo o humano vir aqui e olhar para mim e para as minhas irmãs e sair aborrecido.

Será que ele me culpa por não estar pronta ainda? O que posso fazer?

Ele passa por mim e vai inspecionar as outras árvores. Depois de algum tempo, ele volta com dois mamões e jabuticabas recolhidas numa sacola. Fica olhando para a laranjeira que está bem próxima de nós e antes de sumir, olha para nós e balança a cabeça negativamente.

Quando ele se afasta, as outras árvores olham na nossa direção e começam à cochichar entre si.

É muita humilhação.

Nunca fui chupada... enquanto que a maioria das frutas das outras árvores já haviam sido comidas, eu continuava sendo rejeitada.

O homem vem aqui, me apalpa, me aperta, fica me olhando e não faz nada.

Algumas das minhas irmãs suspiram tristemente.

E continuo escutando os idiotas repetirem à todo o momento:

“Chupa essa manga!!!!”

E ninguém chupa!

Ninguém faz nada.

O que posso fazer? Sou apenas uma pobre manga desprezada.

E o escárnio continua:

“Chupa essa manga!!!!”

Então chupa logo, droga. Ficam me provocando... me instigando.

É só isso que sabem fazer... prometem, prometem e nunca cumprem.

Isso mesmo. Judiem da pobre manga. Façam pouco caso de mim.

Vou pedir para o céu para que venha uma ventania que me derrube e que acabe de uma vez com o meu sofrimento, pois eu não agüento mais.

E passa outro gritando na rua:

“Chupa essa manga!!!!”

Argggggggggg!!!!

Chega!!!!

Estou ficando louca!!!

Quando essa tortura vai terminar?

Denis Correia Ferreira

10/12/2007-22:51

--------------------------------------------------------------------

Chupa essa manga!!!: Origens, esquisitices e afins

Rapaz, estou rindo até agora dessa brincadeira chamada “Chupa essa manga!!!”.

Tudo começou quando eu estava no meu quintal. Tenho a sorte de possuir uma área relativamente grande, onde tenho vários tipos de árvores frutíferas, dentre elas: jabuticaba, laranjeira, bananeiras, caqui, graviola e é claro – a mangueira. Além delas ainda tem um mamoeiro adulto e mais dois de médio porte. Tempos atrás, tínhamos também abacateiro, pé de cajá, goiabeira, ameixa amarela e muitas outras que não me lembro agora.

Mas vamos chegar ao ponto em que a história foi concebida: a mangueira da minha casa é da espécie conhecida como carlotinha. É uma manga muito doce, cheirosa e saborosa.

Nos anos que se passaram, ela sempre deu frutos na época certa. Como ela dava em abundância, eu levava algumas para o meu trabalho, para distribuir entre os meus colegas de serviço. Só que esse ano, a dita cuja está demorando a dar os seus já famosos frutos. A mangueira está carregada, mas não está ficando nenhuma manga madura.

Um colega do serviço tem me perturbado, perguntando pelas mangas. Chega ao cúmulo de me acusar de estar de má vontade e vive dizendo que sou eu que não quero trazer as mangas.

Todos os dias, eu chego do trabalho e subo para o terreno para ver se as mangas já estão maduras, mas até agora, nada.

Como na mangueira ainda não tinha nada, fui verificar as outras arvores.

No mamoeiro, peguei dois mamões bonitos. Na jabuticabeira, enchi uma sacola de jabuticabas. A laranjeira já está carregada e ao que parece, dentro de algumas semanas teremos uma boa colheita. As graviolas ficam caídas pelo chão, já que aqui em casa, ninguém gosta muito delas e, além disso, elas caem no meio da noite e quando voltamos do trabalho, já não dá para aproveitar nada.

Estou voltando eu com as mãos cheias, quando passei e olhei para a mangueira e pensei no meu amigo chato, que ao que parecia, ia me azucrinar o juízo por mais algum tempo.

Foi quando olhei para as mangas no pé e fiquei pensando que se elas pudessem expressar os seus pensamentos, iriam dizer que estavam frustadíssimas.

Todas as outras árvores estariam fazendo chacota do seu drama, afinal, todas elas já estavam dando frutos e sendo comidas enquanto que ela, nem sequer foi tocada.

Na minha mente, veio uma manga dizendo: “Nunca fui chupada”. Esse seria o título original da história, que foi inspirada na frase “Nunca fui beijada”, que se eu não me engano, é titulo de um filme.

Foi aí que eu me lembrei do bordão que virou moda nesse ano: “Chupa essa manga!!!”.

Caceta, não deu para resistir. Era esse o título. Perfeito. Não tinha mais o que discutir.

Para se ter uma idéia de como a coisas acontecem, estou escrevendo esse texto antes de escrever o conto em si. Faço isso, para não esquecer da situação que me levou até aquele ponto em que a idéia original surgiu.

Bem, agora só resta escrever o conto propriamente dito.

E esperar que a mangueira dê logo os seus frutos pro meu amigo mala do trabalho parar de me perturbar. Será que devo mostrar esse texto pra ele?

Bem, enquanto isso:

Chupa essa manga!!!

Denis Correia Ferreira

10/12/2007~21:42

--------------------------------------------------------------------

Este é um conto que escrevi à alguns anos atrás, mas do qual gosto muito.

Denis Correia Ferreira

14/06/2010-19:156

Denis (Dreamaker)
Enviado por Denis (Dreamaker) em 14/06/2010
Reeditado em 14/06/2010
Código do texto: T2319786
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.