Projeto (Patria Lingua) “O BAIANO DA BAHIA”

Este texto faz parte de um projeto que eu estou idealizando para uma possível antologia de contos com escritores de todo o Brasil. Que terá o nome de (Patria Lingua). Que ira mostrar a importância da língua falada no seu aspecto cultural e a existência de vários Brasis em varias linguagens.

Num só Português.

Em uma Praça na capita paulista...

“...Rapaz, não te conto... Tô na correria desde seis horas da manha correndo atrás de um *Trampo, e pensar que quando tava na Bahia os outros diziam, que São Paulo era isso e aquilo outro, é tudo*Baratino, a mesma merda, já entreguei mais de dez currículo e nada.

Cheguei no primeiro lugar a mulher me fez esperar *Uma hora de relógio e quando viu que eu era baiano falou pra o colega dela: Mais um baiano como você! Eu fiquei logo contente, um baiano né? Disse eu sou de Salvador e você *Meu rei de onde é? O cara respondeu: Sou de Maceió, Alagoas, Fiquei cismado achando que ela tava *Tirando onda com a minha cara, *Ta ligado? O cara alagoano ela disse que era baiano; Só podia ser *Curtição, um cara do meu lado sentiu o drama e disse: *Meu pai! Pensei, esse é baiano! Respondi : Diga *Velho! Ele explicou: Aqui todo nordestino eles chamam de baiano, não *Se Rete não! Com o tempo você se acostuma. Perguntei de onde ele era, ele disse: Sou de *Feira. Falei:*Massa velho!, valeu pelo *Alô, Entreguei o curriculo e *Dei uma Mola. Peguei o*Buzú e perguntei pro *Cobrador: Ô*Cobra, *Cobreiro! Esse*Buzú, passa na Estação da Luz? O cara ficou me olhando como se eu tivesse falando alemão. Eu perguntei novamente,: *Maluco! esse * Buzú, passa... quando eu estava tentando perguntar chegou no ponto e começou a subir gente, tive que *Me adiantar, cheguei lá na frente perguntei ao motorista, Ô*Motô, esse *Buzú, passa na, O motorista me olhou com uma cara de quem estava vendo um *Pirado, e disse: Ta falando com o motor do ônibus? Eu *Me retei, pedi o ponto e desci do*Buzú. Andei *Pra porra até chegar lá, mas achei, pois como dizia a minha Vó: Quem tem boca vai em Roma! Só naquela área entreguei uma *Caralhada. Parei pra tomar um café na padaria entrei e disse um café com leite e dois pão *Cacetinho, o cara do caixa me olhou assustado e disse: O que você quer mano? Dois *Cacetinho com mantega! O cara disse: *Ta me tirando meu? Eu respondi: Você é que esta procurando *Dança de Rato, eu quero dois *Cacetinho e você não quer me atender direito, *Cacetinho, *Velho!, aquele ali ô. Mostrei e ele sorriu. Na verdade eu queria uma *Vara mista com ovo mas, o dinheiro ta curto. Olha vou te dizê tem uma semana que estou aqui na casa do meu irmão, este já virou paulista mora aqui ha vinte anos, mas o povo aqui é muito louco acho que é o barulho dos carros, ninguém entende nada, agente fala eles ficam igual a um*Abestalhado olhando pra cara da gente, ontem mesmo no bar la perto de casa quase *Saía na Mão, tudo por causa do cigarro, meu irmão fuma *Pra Caralho, pediu que eu fosse comprar pra ele e fui cheguei lá, pedi pro cara: *Ô barão, me dê uma *Carteira de Cigarro, o cara me olhou com uma cara de quem tava com fome e perguntou o que eu queria eu repeti: UMA*CARTEIRA DE CIGARRO! Isso eu já tava *Retado! Olha foi *Barril eu perguntei se ele tava *Tirando onda com a minha cara , ele disse que só tinha maço, foi um *Arerê , *Me Retei logo e disse: Porra! Como é que você só tem em março se a porra da *Carteira ta aqui no vidro do balcão. Quando ia *Chamar ele pra mão, meu irmão viu que eu estava demorando e foi no bar, eu já ia *Decer a madeira no japinha, a *Zorra foi resolvida quando meu irmão disse: Porra meu!, Maço e *Carteira é a mesma coisa.

Ia lá eu saber essa porra de maço. Eu entendi Março.

Olha vou te dizê agente pensa que *Beiço de Jegue é arroz doce mas, *O buraco é mais em baixo, a gente diz: É o Brasil agente fala português tudo uma mesma língua mas, quando vai ver a porra *à vera, não é nada disso, eu gritando igual ao *Nêgo do leite, e o cara falando Maço, Maço.

Maço uma porra é *Carteira, e acabô minha porra!

Vou te da um exemplo, bem pertinho de Salvador lá na *Ilha tava *Panhando, uma *Nêga la, era feriadão e esperei três *Horas de relógio na Fila do *Ferry, quando eu falei a ela, ela disse: *Egua! *É Mole, *Velho?

Eu respondi pra ela com espanto *Egua? Ela falou: Sim, *Egua! Eu nem quis saber que porra era *Egua, pra não me aborrecer.

Outro dia, meu sobrinho e eu saímos pra dar um *Rolé, fomos num barzinho, chegando lá, tinha uma *Coroa, meia *Derrubada, se *Fretando, fingi que não era comigo; gostei foi de uma *Piveta, assim com uns 18 pra 19 anos, que tava *Dando Mole, eu chamei ela e disse: E ai *Princesa, ta afim de *Comer água? Ela me olhou e disse: Se fosse pra beber água eu ficava em casa meu! Eu fiquei foi *Retado, eu,*Puta velha, acostumado a ir pra *Feira do Pau domingo, fazer *Rolo, ela querendo *Me da um nó, *Ratiando, eu puxei ela pra meu lado e pedi uma cerveja *Botei no copo dela e então ela disse: Resolveu beber agora baiano? Falei: Pra trocar umas idéia com você eu bebo tudo. Mas a *Piveta era esperta queria só beber de graça, chamei ela pra dar um *Rolé ela *Deu a voz: Eu tenho um carinha e ele já, já, chega.

Jogou o *Cheiro Mole dela pra meu lado e *Se picou.

Olha velho, mulhé *é foda! Se você *Der mole elas te deixam nu.

*Né Nao?

Esse negocio de língua deixa qualquer um doido, no outro dia eu chamei meu sobrinho que nasceu aqui em São Paulo: *Ô Velho! Venha, Váa!

Ele veio chegou no meio do caminho e voltou.

*É mole? Eu disse a ele: *Colé de mermo? *Ta curtindo com a minha cara é? *Não viaje não *Viu!

*Rapá, não sei se *Guento ficar aqui não, *Viu?

A mesma dificuldade que é em Salvador pra *Arrumar um *Trampo, e o que é pior, sem *Acarajé, sem Farinha Fina, e sem a *Bênção Terça-Feira no pelourinho.

Sem *Cravinho no bar do *Regue!

*Ta rebocado!

Se eu não arranjar um *Trampo até o mês que vem eu *Me pico pra Bahia.

La pelo menos da pra fazer uns*Rolo, pra *Adiantar o lado, *Boto *Uma Guia, de Cigarro ou de DVD e Cd pirata na Avenida sete, e domingo vou *Tirar Onda de gatinho no Porto da Barra com as *Gringa , jogar meu inglês com elas: Então, guel! você me love iú?

*Vô te dizer elas me entende melhor que estes paulista aqui.

Falando em entender, você ate agora me escutou sem reclamar tô admirado, só pode ser baiano, o quê é isso ai pendurado no seu pescoço? um crachá? Que é que tem escrito? Deixa eu vê, (Sou Surdo e Mudo )

É MOLE?

(“O BAIANO DA BAHIA”, by Carlos Venttura)

A

*Abestalhado= O mesmo que abobalhado, atônito.

*Acarajé/Acará= Comida típica, feita de pasta de feijão frita no azeite do Dendê.

*Adiantar o lado= Cuidar de (seus) interesses, acelerar o cumprimento de tarefas.

*Alô= Uma idéia rápida, Aviso, um cumprimento seguido de conversa frívola.

*Arerê= Situação confusa, problemática, balbúrdia.

*Arrumar= Conseguir/Arranjar

*A vera= Com intenção de fato. Com seriedade, empreender esforço pleno em alguma atividade.

B

*Baratino= Enganação

*Barril= Situação indesejável ou problemática; problema.

*Beço de Jegue é arroz doce= (Dito Popular), Tomar uma idéia por outra por extrapolação ou associação errônea; enganar (-se)

*Bênção= Evento realizado todas as Terças Feiras, no centro Histórico de Salvador (Pelourinho).

*Boto= “Por” Colocar algo.

*Botei= Coloquei.

*Buzú= Forma reduzida e coloquial para “ônibus“

C

*Caralhada= Uma grande quantidade; numerosos e indefinidos itens.

*Cacetinho= Pãozinho Francês, em alusão a seu tamanho e forma. A versão maior é apelidada de “Vara”.

*Carteira de Cigarro= Embalagem em tamanho de bolso com vários cigarros, Maço.

*Chamar ele pra mão= Desafiar outrem para combate corporal.

*Cobrador= Funcionário do transporte coletivo responsável pela coleta direta (“cobrança”) da tarifa do transporte.

*Cobra= Forma reduzida e coloquial de Cobrador (acima).

*Cobreiro= Neologismo alternativo para Cobrador.

*Colé de mermo?= “Quais suas intenções?” ou “Qual o problema?”

*Comer água= Ingerir bebida de teor alcoólico, divertir-se mediante embriaguez.

*Coroa= Indivíduo maduro ou de meia-idade. Unissex.

*Cravinho= Bebida alcoólica que lava a mistura de(Cachaça, cravo, mel e limão

*Curtição= Gozação, Pouco caso.

D

*Dança de Rato= Dificuldades, impecílios para realizar algo. Confusão.

*Dando Mole= Oferecendo facilidade à abordagem sexual, ou enviando sinais sutis para atrair parceiros

*Descer a madeira= Bater, golpear, partir para hostilidade direta e corporal (independente do instrumento).

*Dei uma Mola= Disparar (tal qual movido por uma) mola. Apressar o passo ou correr brevemente.

*Deu a voz= Fazer-se ouvir; proferir algo de importância ou relevância imediata.

*Derrubada= Debastada pela ação dos anos e maus cuidados com a aparência e a saúde.

E

*Egua!= Arre! Caramba! Puxa! Interjeição de espanto ou aborrecimento intenso.

*É Mole= “É (fácil) lidar com esta situação?” Expressa indignação.

*é foda=

F

*Feira do Pau= Tradicional feira popular de artigos de segunda mão de procedência duvidosa localizada na Baixa do Fiscal em Salvador.

*Feira= Feira de Santana (Cidade a 120, Quilômetros de Salvador)

*Fretando= Flerte/Forma popular de “Flertando”.

*Ferry= Coloquial para Ferry-Boat, transporte maritimo coletivo que trafega no roteiro Salvador-Ilha de Itaparica.

G

*Guento= “Agüento”, em forma coloquial.

I

*Ilha= (Ilha de Itaparica) Literalmente, o conjunto de comunidades e municípios ilhenhos adjacentes à cidade de Salvador.

M

*Maluco= Um sujeito qualquer, indeterminado.

*Massa, Velho!= Equivale a “Que ótimo, meu amigo!”

*Me adiantar= Acelerar o passo ou as tarefas, retomar uma tarefa brevemente suspensa..

*Me pico= Parto rapidamente.

*Me retei= Equivale a “Perdi a calma”. Geralmente precede alguma atitude mais agressiva

*Meu pai!= O mesmo acima, com um pouco mais de apreço.

*Meu rei= Usado como Vocativo, para se dirigir ao interlocutor.

*Moto= Motorista (Condutor) do veículo, geralmente de ônibus. Redução coloquial.

N

*Não viaje não viu!= “Não tire conclusões precipitadas!

*Né Nao?= Não é verdade?

*Nêgo do leite= Coloquialmente, indivíduo falaz, tagarela.

O

*Ô barão= (Vocativo) Equivale a “Ô companheiro!”

*O buraco é mais em baixo= Expressa adversidade de situações. Fazer erro de julgamento.

P

*Panhando= (Pegando/Namorando) Apanhar, em forma reduzida. Tanto no sentido de ‘obter’ quanto de ser alvo de agressão física.

*Pirado= Que perdeu a temperança ou a compostura, que agiu de forma inconseqüente.

*Piveta= Garota adolescente ou de modos joviais. Criança com pretensões de maturidade.

*Princesa= Tratamento elogioso, mulher jovem, bonita e bem-cuidada.

*Piriguete= Mulher pouco criteriosa na escolha de parceiros, oferecida, geralmente usando shortinho cavado ou saia que mostra a calcinha. Originalmente trata-se de expressão pejorativa.

*Pra porra= Em demasia, em grande quantidade ou profusão. Locução Adverbial de intensidade.

*Puta velha= Indivíduo experimentado e/ou habilidoso; astuto. Velhaco.

R

*Ratiando= Fingir interesse e em seguida repelir aproximação; postura incoerente e inconveniente.

*Rapá= “Rapaz”, usado como vocativo.

*Regue= Regaee

*Retado= Irado, contrariado, ofendido.

*Rolé= Passeio.

*Rolo= Troca, escambo, negociação. Também pode denotar confusão.

S

*Saía na Mão= Partir para o confronto de direto (geralmente de mãos nuas ou arma improvisada).

*Se picou= Partiu apressadamente.

* Se Rete= Irar-se, Perder a calma, estar prestes a agir com descompostura

T

Ta curtindo com a minha cara= Fazer deboche ou pouco caso de outrem.

*Ta ligado?= “Me escuta/Me entende?” (Linguagem Fática)

*Tirando onda com a minha cara= Fazer pouco caso de outrem, provocação, galhofa às custas do outro.

*Tirando onda= Agir com soberba, com pretensa superioridade ou vaidade.

*Trampo= Trabalho

U

*Uma hora de relógio= Tempo de uma hora

*Uma Guia= Um pequeno negocio informal (Ex: Banca de camelô)

V

*Vara= Semelhante ao pão francês, porém mais comprido.

*Velho!= Expressão de espanto ou admiração, também usado como vocativo.

*Viu= Linguagem fática, chama a atenção para fato recém-expresso.

*Vô= “Vou”, em forma coloquial.

Z

*Zorra= Pode igualmente designar qualquer coisa, ou especificamente descrever situação caótica.