Meu nome é Joel.

Meu nome é Joel.

Conto de Honorato Ribeiro.

9º Um dia eu vi um jardineiro molhando um jardim público de uma cidadezinha do interior da Bahia. Ele era um homem forte, alto, cor branca, olhos azuis, cabelos loiros. Eu me aproximei dele e lhe perguntei: O senhor é daqui mesmo? Ele me respondeu sorridente: Sim. Como se chama? Respondeu-me: Eu me chamo Joel. Joel?! Sim senhor, respondeu-me. Então é o senhor que me disseram que fala inglês fluentemente? Sou eu mesmo, respondeu-me. Como foi que o senhor aprendeu falar fluentemente o inglês se é um simples jardineiro? É porque o meu pai era inglês e ele me educou primeiro falando inglês. E onde seu pai mora? Ele faleceu há muitos anos e minha mãe também, respondeu-me. E sua mãe também era da Inglaterra? Ele me respondeu: Não. A minha mãe nasceu aqui. Meu pai veio para o Brasil e acabou vindo para morar aqui. Ele era engenheiro. A única coisa que herdei de meu pai foi a cultura inglesa e seu idioma. E esta está pra morrer, pois não tem ninguém com que eu possa falar o inglês. Então a minha consciência disse-me. “Se este homem nascesse na Inglaterra seria um engenheiro e bem mais valorizado e falando o idioma ensinado por seu pai já que aqui ele não fala, embora saiba falar.”.

hagaribeiro. 12-04-2011.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 12/04/2011
Código do texto: T2904508