SAGA DOS CAPITÃOS.

POR QUE ASSASSINARAM O PADRE?

Conto.

Por Honorato Ribeiro.

1ª PARTE.

Esta é uma verdadeira história que aconteceu em Carinhanha e que passo a contar para vocês. Havia um lugar por nome Batalha, município de Bom Jesus da Lapa, que morava um rico fazendeiro por nome de Capitão José Pereira. Tinha muito gado e muitos escravos e vaqueiros. A sua casa de fazenda era enorme e bem aconchegante de um homem que gozava de seus bens.

Certo dia, chegou, naquele lugar por nome Batalha, uma senhora muito rica por nome de Marieta e tinha dois filhos. O Capitão José Pereira assim que soube que Marieta era bastante rica foi lhe visitar. A mulher só estava de passagem, mas o Capitão deu-lhe conselho para que ela comprasse uma fazenda na Batalha, pois a terra era fértil e boa para a criação de gado. E havia muitos escravos que ela poderia comprar. Dona Marieta gostou do lugar e da proposta do Capitão José Pereira e acabou ficando. Logo comprou uma fazenda com muito gado, adquiriu escravos, vaqueiros e permaneceu com seus dois filhos ali sendo vizinho do Capitão José Pereira. As coisas iam andando maravilhosamente. A lavoura progredindo, gado de corte, bastante leite e o fabrico de requeijão.

Certo dia o seu vaqueiro veio lhe contar que estava sumindo muito gado de sua fazenda. O vaqueiro sabia quem era o ladrão, todavia, por medo não quis falar com dona Marieta. Mas a dona Marieta obrigou-o a lhe contar quem seria o ladrão de seu gado. Ele afirmou que era o Capitão José Pereira com seus escravos.

-Capitão José Pereira!?

-Sim, minha sinhá. Ele mesmo, pois eu vi com meus próprios olhos.

-Não acredito o que estou ouvindo!...

-Pois é a pura verdade, minha sinhá.

-Não pode ser... Homem rico e furtando meu gado!? Dona Marieta ficou perplexa sem querer acreditar no seu escravo, mas se calou e deixou as coisas se repetirem.

Dia chegou à sua fazenda um homem aleijado por nome de Retorcido pedindo emprego. Ela lhe deu e ele se tornou um homem de confiança de dona Marieta. Dona Marieta tinha uma vaca bonita e que todo o dia costumava de ir à porta da fazenda para comer nas mãos da dona Marieta. Era uma vaca de estimação. Mas a vaca não veio mais e dona Marieta muito preocupada perguntou para o vaqueiro o sumiço de sua vaca. O vaqueiro afirmou que o Capitão José Pereira tinha roubado e fez um churrasco na casa dele com seus os empregados. Ao ouvir a triste história de sua vaca, dona Marieta tomou uma decisão corajosa e se dirigiu à fazenda do Capitão José Pereira. Chegando lá entrou sem pedir-lhe licença e o encontrou deitado numa rede e os escravos ao redor de uma mesa grande. Ela foi entrando e dizendo-lhe:

-Capitão José Pereira, que homem é o senhor!? Roubando os meus gados! A minha vaca de estimação o senhor fez churrasco dela!? Que vergonha, Capitão!

-Quem lhe contou esta mentira, Dona Marieta?

-Foi o meu vaqueiro que viu com os próprios olhos.

-Mas isto é uma calúnia, dona Marieta! Eu roubando o seu gado?! Este negro está mentindo.

-Não está não, Capitão. Há muito tempo que meu gado está sumindo e meu escravo viu e me contou, mas deixei as coisas acontecendo até que a minha vaca de estimação sumiu e foi o senhor, sim, Capitão José Pereira. O meu escravo falou a pura verdade. E passe bem, Capitão José Pereira.

O Capitão José Pereira cabisbaixo, envergonhado perante seus escravos disse aos escravos. Esta mulher vai me pagar esse desaforo. Vá à fazenda de dona Mariana... (Aguarde a continuação).

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 01/08/2015
Código do texto: T5331423
Classificação de conteúdo: seguro