HOSPITAIS MORTAIS - da Série CONTOS QUE EU CONTO...

Se existe algo que devemos cuidar bem é da nossa saúde. Importante, entretanto salientar que, quando estamos hospitalizados, sob cuidados de médicos e auxiliares de enfermagem (raramente um enfermeiro formado vem visitar o paciente), aí sim, residem perigos que podem trazer conseqüências fatais.

Passo a narrar alguns fatos que ocorreram comigo.

Certa feita, fiz uma cirurgia em hospital que prefiro não indicar e tudo correu às mil maravilhas. Bem tratado, fui transferido para um quarto, sem acompanhante, e de tempo em tempo uma enfermeira vinha trocar o soro. A bem da verdade, sentia-me bem, depois de ter passado por quase três horas de cirurgia, entre as 14 e 17 horas.

À noite, já havia tomado cerca de meia dúzia de frascos de soro e passei a sentir um certo mal-estar no abdome. Quando a enfermeira veio trocar o soro, aproveitei para informar o que estava sentindo e ela, com certa ‘autoridade’ respondeu:

- É assim mesmo; isso é da cirurgia...

Tentei argumentar em vão que estava sem urinar desde a cirurgia e que já havia tomado muito soro, mas ela foi implacável:

- Amanhã o Sr. Urina, viu?

Então eu me irritei e disse-lhe: - Olha aqui... ou a senhora chama o médico ou não vai trocar o soro.

Ela saiu do quarto e minutos depois voltou com uma senhora que acredito ser enfermeira que tentou me acalmar, dizendo que o médico viria me visitar. Aí eu tive a ideia de pedir para chamar minha mulher, alegando que eu gostaria de recomendar-lhe algo. Isto foi feito e em 15 minutos ela chegou e eu estava contando o ocorrido quando o médico entrou no quarto demonstrando certa preocupação. Perguntou-me o que estava sentindo e após meu relato, ordenou à enfermeira para que trouxesse uma sonda que, colocada devidamente por ele, fez esguichar mais de dois litros de urina, aliviando-me do mal-estar que me afligia há quase uma hora...

Escapei, então de ter uma perfuração de bexiga que poderia ter sido fatal...

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 06/10/2012
Reeditado em 22/01/2018
Código do texto: T3918926
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.