Eu amo os italianos

Meu marido sempre diz:- Você é italiana.

Na verdade sou uma brasileira com tres famílias italianas: os Bonacelli, os Romanelli e os Cinelli.

Talvez eu não fale bem o italiano, mas o escutei muito na casa dos meu avós Guido Bonacelli e Julieta Romanelli palavras que ficaram como: cazzarola, " mama mia", " porca miséria".

Minha mãe sempre fala quando os Bonacelli se encontram " do encontro dos mafiosos", só que ela esquece da sua própria família, da sua avó Florinda Cinelli um senhora que teve doze filhos, do seu taghatelli feito em casa, das suas rosquinhas uma especialidade Natalina.

Conheci a sua irmã minha tiabisavó Amélia e o seu irmão tiobisavô Florentino que para nós crianças era o tio Fió, porque ele tinha uma perna de pau, ele era um pirata diferente que adorava crianças e possuia uma loja de ervas inesquecível.

Hoje falo e escrevo com os meu primos verdadeiro italianos Loris e Tonino, suas famílias e seus amigos, todos da pequena cidade do meu avó, Magnacavallo. que para mim, todos eles são: " Tutte buone genti".

Está no meios dos italianos é como estar sonhado, é voltar ao passado e recordar essa boa gente que eu amei e que infelizmente muitos já se foram.

Gente que falava, gente que sorria, gente que ainda mora dentro do meu coração.

Dora Bonacelli
Enviado por Dora Bonacelli em 28/06/2007
Reeditado em 23/02/2018
Código do texto: T544460
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.