Mega Vó 4: Lomba abaixo

Lomba abaixo

Ana Esther

(16/09/2008)

‘Aaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiii!’

Numa praia paradisíaca... em pleno Campeonato Mundial de Surf berros, gritos, barulheira, música alta, tudo se confundia no ar. Porém, aquele ‘Aí’ angustiado não passou despercebido a Super Audição da fotógrafa Ana. A bela jovem fazia parte da equipe de fotógrafos que cobriam tão importante evento. Sem hesitar um segundo sequer Ana, a identidade secreta da heroína dos velhinhos desamparados, afastou-se de todos, retirou de sua bolsinha a Bengala Mágica disfarçada em forma e tamanho de chaveirinho e gritou ‘Bengala Mágica, chama a Mega Vó!’

Não muito longe dali os pedestres que subiam ou desciam a Ladeira do Tombo, uma das ruas mais íngremes da cidade, assistiam estarrecidos a uma cena de filme de terror. A cadeira de rodas do Seu Gervásio vinha tremelicando lomba abaixo em alta velocidade, mais parecia um foguete. O berro desesperado do Seu Gervásio o acompanhava ao longo do trajeto infernal. Ninguém sabia o que fazer. Um carro que subia a ladeira mal teve tempo de desviar do insólito veículo.

Pela calçada corria adoidada aos prantos uma moça implorando ajuda. Era a filha do Seu Gervásio que o acompanhava para a sessão de fisioterapia. Genoveva, alegre e faceira mas suando em bicas após subir a lomba empurrando a cadeira de rodas de seu pai, decidira entrar no mercadinho para comprar uns sucos para os dois pois o calor que fazia era de matar o vivente. Como o mercadinho ainda não se adequara às exigências de colocar rampas para deficientes na entrada... ela deixou o Seu Gervásio estacionado na beira da calçada.

Só que por ali passava muita gente entrando e saindo do mercadinho. E o Seu Gervásio com a baita cadeira de rodas era um estorvo para o pessoal apressadão. Uma senhora irritou-se e resolveu empurrar a cadeira do velhinho para um lugar que não incomodasse. Porém a cadeira era velha e tinha ‘manhas’, não funcionava direito mas a senhora não sabia disso, perdeu o equilíbrio e soltou o Seu Gervásio ladeira abaixo...

Para a sorte de todos os envolvidos, nossa super heroína favorita estava de plantão e vendo o perigo em que Seu Gervásio se metera (ou meteram o pobre no perigo!) acudiu sem mais demora. O público que assistia ao terrível espetáculo vibrou ao ver a Mega Vó aterrissando no final da lomba bem em tempo de segurar a cadeira do Seu Gervásio que a essas alturas já havia desmaiado com tamanho susto.

No fim, todos batiam palmas para a Mega Vó e os que não a conheciam perguntavam-se COMO uma velhinha tão frágil como aquela podia voar... e agarrar a pesada cadeira de rodas evitando assim que o Seu Gervásio se estatelasse na rua...

Mas o mais impressionante de se ver foram as Lágrimas Transformadoras que a Mega Vó jorrou sem dó nem piedade em cima do Dono do Mercadinho e daquela Senhora Irritadinha. ‘Oh, meus filhos, que falta de humanidade...’, disse ela com sua voz angelical enquanto atirava as lágrimas neles. As bondosas lágrimas mágicas da Mega Vó transformaram os dois irresponsáveis, daquele dia em diante, nas pessoas mais devotadas aos idosos da face da terra! [E pensar que foi preciso o Seu Gervásio passar por aquele sufoco para que o mercadinho ganhasse uma rampa de acesso...]

De volta à praia e ao Campeonato de Surf a Mega Vó já em sua identidade secreta como a exuberante Ana passou o resto do dia tirando fotos incríveis... Ninguém ali percebera sua rápida escapadinha para salvar mais um velhinho em apuro!

*Esta minha aventura da Mega Vó foi publicada no Jornal Cultura&Lazer Ano 1 - N. 2, Set/2008 (Florianópolis, SC) e também em www.jornalculturaelazer.zip.net