EM BUSCA DO (DES) CONHECIDO

Começamos uma viagem incrível pelo mundo da literatura,onde saboreamos muitas surpresas,pois fomos em busca de um tesouro que há muito tempo se escondera.Degustamos,então,as maravilhas encontradas,e,nessa ocasião,encontramos um espelho mágico.A curiosidade veio e invadiu nossas mentes.Paramos e tentamos desvendar aquele magnífico mistério:Nele,havia muita luz,a qual permanecia dentro de cada um de nós;constatamos,também,que ele era cercado por um dizer ocultado e por um diamante perdido.

Esse dizer ocultado revelou o nosso interior,que,a princípio,estava rodeado de pensamentos aleatórios.Organizá-los foi o nosso desejo,sempre tentando enxergar novos valores.Assim,reencontramos uma criança escondida em um minuetto,com medo da frívola e voraz caminhada na estrada da vida.Mas,várias certezas obtemos:Descobrimos que sonhar é quase tão sinônimo de construir;iniciar,sinônimo de aprender,e,dialogar,é o mesmo que crescer.

O diamante perdido que rodeava o espelho mágico também estava no nosso íntimo.Nós,que somos ourives a lapidarmos a pedra mais preciosa do universo - o amor.Oh,como é difícil essa tarefa,diante de pedra tão delicada e indispensável à sobrevivência humana!Mais difícil ainda é decifrá-lo.Somente quem vive em Cantiga de Esponsais pode nos compreender, pois não existe a perfeição como na estrela de Maria Regina,mas a aceitação de um ser humano falho,porém fascinante,exatamente porque é capaz de amar.

Gostaríamos de permanecer neste consultório de reflexões ainda por mais alguns instantes,mas precisamos seguir a nossa viagem,sempre em busca de novas aventuras,e,por um simples acaso,encontramos um esconderijo de musicistas.Lá,nos deliciamos com as canções que nos trouxeram recordações saborosas como chocolate e amargas que nem jiló.Compenetramos nossas canções,cada um mergulhou no seu próprio mundo,onde viu a si próprio,percebeu-se,encontrou-se,entendeu-se.Depois,uma delas nos reportou à infinita pergunta:O que é a vida?Talvez seja um auto-retrato de nós mesmos,que se reflete no espelho da loucura,tocando o som do nosso coração, a partir de um ritmo acelerado...

Em seguida,nos refugiamos numa casa verde,onde tudo parecia tão vago,e lá encontramos pessoas submersas em atmosferas fantásticas:Um aluno confabulava com as notas musicais,e segundo ele,todas são importantes,pois uma complementa a outra,para,em equipe,formarem melodias deslumbrantes.Uma leitora,que se alimentava de contos nos disse que se decepcionou,quando entendeu que a lucidez não existe.O que há,de fato,é a ilusão de pensar que somos pessoas normais.Logo veio o professor e confessou que as diversas linguagens têm pontos em comum,e,se quisermos,podemos dialogar a música do rapaz com os contos da jovem para,assim,nos depararmos com o fantástico itinerário da intertextualidade.Quando o educador falou,o médico logo se pronunciou dizendo que,se a porta desta casa verde continuar fechada para milhares de brasileiros,então eles estarão cronicamente privados de um tônico indispensável à sua nutrição intelectual.

Infelizmente,precisamos encerrar nossa maravilhosa viagem,mas não é fácil deixar esse poço de sabedoria. Antes mesmo de colocarmos o ponto final nesse percurso,a saudade já está a maltratar.É...Nossa viagem chegou ao fim.O que acontecerá daqui por diante com certeza também revelará muitas descobertas incríveis,pois precisamos admitir que já estamos engatinhado,principalmente no universo da Literatura.E a experiência que tivemos foi o primeiro passo para uma reflexão saudável,que nutriu o espírito,fornecendo subsídios necessários para livrar-nos da cegueira que nos cobriu,durante muito tempo,a face mediante o Machado de Assis e o Mário Quintana da Literatura.