A RÉMORA E O TUBARÃO

As comunidades não são formadas como o piso de uma construcão, que é composto simplesmente pela soma homogênea dos mosáicos, azulejos ou coisas de idênticos feitios e com idênticas funções . Na sociedade as pessoas se ajuntam dentro de uma hierarquia de valências; assim como a extrutura dos metais ou dos tecidos vivos. Alí algumas partículas são negativas, outras são positivas, e outras são meramente neutras. Alguns seres humanos tambem se posicionam como parte social dominadora, enquanto que os outros aceitam a degradante condição de dominados. E por fim, existe uma terceira categoria, a formada pelos ínúteis, e que se tornam socialmente neutros. Dando assim, uma nojenta interação no quadro social.

É por isso que na sociedade, muitas vezes, ao lado de um chefe, tem um puxa-saco. Ao lado de um líder político tem um cabo eleitoral. E é assim que o contexto social acha sua doentia e nojenta estabilidade.

Elopere
Enviado por Elopere em 05/09/2008
Reeditado em 04/11/2009
Código do texto: T1162629
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.