O QUE É SEITA?

Vivemos em um país em que as pessoas na sua grande maioria, mesmo as não praticantes, para fins de pesquisa, se dizem católicas, tornando o país, o maior país católico do mundo.

Mas não é só isto não. Não se divulga que moramos no maior país espírita do mundo, o maior país pentecostal do mundo, o segundo maior protestante, só perdendo para os EUA. Na verdade há muito preconceito quanto às outras idéias religiosas que não o da Igreja majoritária.

Muito tenho lido sobre discussões que ainda está tramitando na imprensa, na internet, entre os evangélicos, classificando algumas agremiações religiosas como IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) e IASD Igreja Adventista do Sétimo Dia) como sendo seitas.

Não condeno ninguém e nem mesmo a imprensa em sua tão falada “liberdade de imprensa”. Mas é necessário corrigir o rumo das discussões de pessoas que nada entendem, provavelmente até por ignorância, por falta de conhecimento, religioso e sociólogo, e até mesmo de muita gente em busca de notícias e sensacionalismo barato.

Basta ter um pouco de conhecimento e ter uma contestação consciente dos fatos que estão sendo discutidos para se enxergar os erros cometidos por falaciosos desconhecedores dos fundamentos religiosos. É necessários que saibamos corrigi-los a tempo.

Você sabe qual o significado da palavra seita? Bem, se você ainda não sabe, não pode ir ao embalo das marias vai com as outras.

A origem da palavra seita, vem do grego "Hairesis" que significa facção, partido, escolha, preferência, etc.

Na maioria dos dicionários, inclusive dicionários bíblicos, a expressão “Seita” registra os seguintes conceitos: Doutrina que se afasta da opinião geral; Grupo religioso que se separa de um corpo maior; Conjunto dos indivíduos que a seguem; Comunidade fechada, de cunho radical; Facção, partido.

Como vemos nestas definições, as principais características de uma seita são a divergência ideológica e o isolamento.

Ninguém declara espontaneamente que o seu grupo religioso é uma seita. Para qualquer pessoa religiosa ou não, Seitas são sempre outras religiões ou algumas das outras, necessariamente condenáveis.

Uma seita é qualquer grupo de dissidentes da religião majoritária num dado momento histórico. O que dizer do Cristianismo, por exemplo? Será uma Seita que dissidiu da religião judaica seguindo nosso Senhor Jesus Cristo?

...”Porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda a parte se fala contra ela". Atos 28:22.

”Mas confesso-te isto: que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na Lei e nos profetas. Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos” - Atos 24:14-15.

Nesse sentido, quase todas as religiões são seitas, embora umas tenham tido um sucesso maior do que outras, pela continuidade histórica de um grupo religioso que lhe conferem respeitabilidade.

Portanto, seita é um movimento que professa nova ideologia divergente daquela religião ou das religiões que são consideradas dominantes e ou oficiais, geralmente dirigidas por líder com características e personalidade consideradas carismáticas, mas ainda com fraco ou pouco reconhecimento geral por parte da sociedade.

Estes grupos são organizados em sua oposição e regulamentam-se por uma interpretação literal dos “Textos Sagrados” com ênfase nas doutrinas desprezadas pela igreja à qual pertencia.

Nos dias de hoje, sua oposição alcança igualmente os valores culturais e, não raro, os costumes vigentes, em protesto contra a ordem central estabelecida, despreparada para o sopro modernista que varre o mundo, os quais, conquanto divergentes da opinião geral, apresentam significância social.

Seria importante que as pessoas colocassem as palavras nos seus devidos lugares, e não procurassem aplicar qualquer termo em qualquer lugar, tal como se faz no dia a dia dos desinformados, que não querem se apresentar como analfabetos, fazendo pior do que se os fossem.

Finalmente, o importante é que aquelas pessoas que pregam aos diversos grupos de religião possam compreender o real significado da palavra Seita e possam, a partir de sua humildade, utilizá-lo em seu sentido verdadeiro, contribuindo para a ciência de todos os tempos.

Que a paz esteja com você.

((((Plinio))))

Redação: 21/09/2008 13:31:48