O Presente de natal antecipado


Junior é um aluno da 2ª série do ensino fundamental. Ele tem 11 anos.
Ano passado era tido como ‘’o aluno problema’’ , até aquele dia que a professora me procurou e pediu-me para ir em sua sala. Chegando lá, após cumprimentar os alunos fazendo as gracinhas que eles tanto amam ( sou tipo sargentão, mas consigo fazer algumas gracinhas que conquistam respeito e admiração dos alunos).

A professora perguntou onde podíamos conversar sem interrupções, pensei e
resolvi irmos para a sala de informática que , naquele momento estava fechada.
Lá, conversamos a respeito de Junior, veio a tona todas as reclamações passadas,
logo em seguida uma revelação bem dura : ele, que não tem pais, mora com o irmão mais velho, e é muito mal tratado pela cunhada e, a ultima dela, ‘’ jogou feijão fervendo nele’’. O feijão queimara tanto seu pescoço que estava ferido, arrancando o coro.

Durante esse tempo todo, nesse ultimo ano de sua vida, passamos a dar todo apoio de que ele precisa, mas os mal tratos nunca cessaram. Solicitei a assistente Social da escola que tomasse conta do caso para que o resolvesse definitivamente  e sob ignorâncias terríveis, incluindo ameaças. Com a ajuda do Conselho Tutelar de Menores, conseguimos tirar o menino de lá e providenciar outro lugar para ele morar, provisoriamente. Conseguimos a casa de uma madrinha dele que, demonstrou interesse em ajudar. Havia apenas um problema, ele iria dormir no chão, e para se cobrir, apenas um lençol velho.

Há alguns anos desenvolvemos um trabalho de assistência aos mais carentes dali e me dispus imediatamente a doar um colchão, lençóis, travesseiro e colcha , sem dar muita importância. quase automaticamente, fui atrás do aluno e pedi que me trouxesse o endereço novo, pois na escola ainda não dispúnhamos dele. Ele arregalou os grandes olhos e perguntou :
__ pra que ce qué tia ?
, eu respondi :
__se acalme filho, ninguém irá te incomodar mais, é apenas para que o moço da loja entregue umas coisinhas pra sua madrinha.
Curioso quis saber : 
__ Ela comprou o que ? 
Raramente digo a fonte da ajuda, mas dessa vez saiu, talvez por ser pra ele, cujos laços já se intensificavam, ao longo desse ano, e respondi:
__ Ela não comprou filho, dessa vez tia te dará um presentinho bem novinho.
Agora é que a curiosidade bateu forte :
 __o que tia? 

...Perguntei então onde ele dormia, ele disse onde e emendou:
__ toda vida dormi no chão.
 
Eu disse então :
__Pois é, agora terá tudo seu e tudo novo, onde for pode levar viu ?. Sinceramente eu não estava preparada para aquela reação, vi aqueles olhões negros me olharem com uma emoção tão grande, cheios de lágrimas e se agarrou a mim dizendo :
__OH tia, jura que é verdade, verdade mesmo ?, engoli seco e garanti o abraço dele com força, beijando-lhe a cabeça.

Naquele momento senti o quanto uma simples cama conforta uma criança e que um abraço e um beijo garantem o calor da humanidade, trazendo segurança a uma criatura quase abandonada. Quantos Júnior’es existem por aí, esperando um afago seu ?

Quantas crianças maltratadas pela própria família se recuam do mundo, parecendo se esconder suas tristezas e como eles revivem quando são enxergados.

O que parece ser insignificante pra muitos , pra outros muitos é um luxo e trás um sorriso a sua alma. Abençoado seja aquele que aceita a dividir o que possui com aqueles que necessitam, mesmo que seja uma palavra amiga, um abraço e um simples, que não custa nada pra você, mas possui um valor incalculável para quem recebe.


* Este nome ''Júnior'' é ficticio, em se tratanto de um menor.
Contei esta estória, não com o intuito de me mostrar, mas sim de mostrar o quanto uma simples ajuda é necessária e bem recebida, pricipalmente nesse periodo de chuvas.  Que o Senhor Jesus ilumine o coração de todos.


Célia Matos
Enviado por Célia Matos em 30/11/2008
Reeditado em 30/04/2011
Código do texto: T1311266
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.