Viva o Ano Novo!

Viva o Ano Novo!

Ana Esther Balbão Pithan

Branco para a paz? Laranja para a fortuna ou vermelho para as paixões e o amor? Que roupa vestir para a virada do ano? A Avenida Beira Mar toda iluminada para esperar mais um novo ano em Florianópolis... ela já tem sua ‘roupa de festa’. E eu?

Devo acender uma vela para Santo Antônio... colocar doces para os deuses hindus... fazer um despacho numa encruzilhada? Oh, antes da meia-noite, sem falta, é necessário verificar a numerologia para o ano que vai chegar... E as cartas do tarô, o que predizem?

Que dilema escolher a melhor cor... mas e qual o perfume certo: flor de laranjeira ou alfazema? Nem pensar em esquecer de pedir a um estranho bem no primeiro minuto do Ano Novo para colocar a fitinha do Senhor do Bonfim no meu pulso esquerdo enquanto eu faço três pedidos secretos, um para cada nó dado.

Xi... e como fazer para levar até a Beira Mar a panela com a tradicional lentilha que garantirá a minha abundância durante todo o ano vindouro... e o Champagne? Opa, aliás, vinho espumante para não cometer gafe politicamente incorreta. Mas já começar o ano com altos índices etílicos no sangue? Não parece bom sinal, mas e a tradição?

Bem, quem sabe para compensar eu posso prometer parar de fumar... ou começar um regime totalmente vegetariano na primeira segunda-feira do Ano Novo, sim, é isso, está decidido! Posso tomar o vinho espumante! Hum... dizem que atrai prosperidade colocar no bolso [tenho que lembrar de vestir então uma roupa –que cor?- com bolso] uma nota de um dólar... Mas o euro vale mais, e a libra esterlina mais ainda. Levarei dólar, euro e libra, pronto!

Nossa, o tempo voou e faltam só alguns minutos para o novo ano... Depois de tantos pensamentos múltiplos e ecléticos nesses últimos dias, agora eu só posso comemorar dizendo: Viva as milhares de posibilidades da Física Quântica no meu Ano Novo!

*Esta minha crônica é publicada no jornal Letras Santiaguenses de Novembro/Dezembro-2008, Número 78.