FIM DE FESTA

Aqui da minha poltrona, junto à janela, vejo a noite escura, a falta de luz, "deu blecaute". O silêncio é total, mas pouco acima da minha cabeça toca um sino --blém, blém, blém. O cheiro de murta entra pela sala suavemente com a brisa gostosa da noite escura e silenciosa. Tristão e Isolda quietinhos na casinha embaixo da árvore, as duas tartarugas... Namoram tanto! Como se tivessem dezoito anos; mas no momento elas dormem tranqüilamente.

O blém blém do sino colocado na janela do Natal de 2007 para substituir o outro já sem som –me fez lembrar o de uma catedral imponente bem distante; e também me leva numa viajem à minha infância, quando não precisava faltar luz para comungar com a natureza e ouvir o sino da Matriz tocar; os vaga-lumes, o cheirinho de mato verde trazido pelo ar gostoso e a brisa.

Aqui na minha janela, vejo a guirlanda e os sapatinhos de Papai Noel pendurados na porta; o clima ainda é de fim de festa. No momento estou a luz de velas, meus objetos da mesa e meu belo jarro de flores do lado do piano desafinado – porque sua dona certo dia o esqueceu e não tocou mais, desafinou também. Há, esqueci! Logo ali em frente o jarro de gira-sol, lindo! As garrafas verde e azul, o telefone do início de 1930 e todos os outros objetos inanimados têm o meu bem querer. Sinto-me maravilhada no meu mundo.

Faltam Juquinha e Karol que foram ao médico veterinário; os meus dois amores. Na área dos fundos da casa, estão Chaiom, Rato e Bitoca à minha espera para fazê-los dormir. Na sala ao lado está a televisão apagada pela falta de luz, e eu fico aqui na janela olhando o meu pequeno mundo.

Publicado no jornal "A Tribuna" (Pernambuco), em 10 de Dezembro de 2008

Lidia Albuquerque
Enviado por Lidia Albuquerque em 12/01/2009
Reeditado em 12/01/2009
Código do texto: T1380578
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.