A ética e a história dos cinco macacos.

A ética é formada por conceitos e paradigmas. É a nossa forma de ver o mundo e de perceber a vida que forma dentro de nós os pilares de nosso comportamento. Estou dizendo isso a nível pessoal. Falando sobre grupo eu digo que a ética é tudo aquilo que é aceito por todos e colocado no centro de nossos princípios.

A ética só existe de fato quando ela é aceita por todos, mesmo que seja de forma negativa. É assim que algumas pessoas eram convidadas a se retirarem de um grupo, por que estavam em desacordo com os princípios estabelecidos. Estes princípios poderiam até ser impingidos inicialmente, mas sedimentados depois.

É como na história dos cinco macacos. O cientista coloca cinco macacos numa gaiola, com uma escada e um cacho de bananas em cima dela. Cada vez que um dos macacos sobe na escada em busca de bananas, o cientista joga água gelada nos que ficaram embaixo, até que ninguém mais sobe na escada para pegar bananas.

Num segundo momento o cientista vai trocando os maçados de um por um e cada vez que aquele que entra sobe na escada apanha, até que todos são trocados e ninguém mais vai subir para pegar banana. Se perguntarmos aos macacos por que fazem isso, vão responder que não sabem, pois é assim desde que entraram.