## faz parte ##



Os olhinhos tristes mostravam a decepção com eles próprios durante a partida.
Nossos corações apertadinhos compartilhavam desse momento que, apesar das palavras de conforto, precisava ser sentido, vivido e entendido. Sabemos ser imprescindível que aprendam desde já que toda conquista é resultado de esforço, de trabalho, de dedicação e de várias frustrações.

Eles, entrando no sub-11, o outro time, já saindo, experiente e muito mais seguro. Porém para eles, naquele momento, isso não contava. Como todos que disputam algum jogo, algum esporte, ganhar é o que realmente satisfaz.

Foi nos esportes que aprendi a conhecer meus limites, a respeitar meus adversários, a saber que posso sim, ir além, se tiver disposição para tentar sem desistir. Aprendi que sempre haverá alguém superior e inferior a mim. Que apesar de querer a medalha de ouro, a de prata e a de participação mostram que estamos no caminho certo.

Aprendi que as pessoas que realmente me amam, estarão ao meu lado tanto nas conquistas quanto nas decepções...

Uma vez senti na pele a dor de desistir quando tinha tudo para ganhar, e aos onze anos eu já sabia perfeitamente que jamais poderia deixar outra vez nada pelo caminho. A dor de não ter ido adiante é pior do que a derrota.

E é isso que tento passar para meus filhos. O esporte é um grande aliado na construção de um caráter, quando as emoções podem ser entendidas, trabalhadas e bem direcionadas para a vida.

Hoje foi uma apenas, entre tantas partidas que poderá perder, mas a maneira de encarar isso o fará um campeão diante das perdas que ainda virão em sua vida. Quero que esteja preparado pra tudo, com humildade, mas com esforço e dedicação.