POR QUE ESTÃO SEMPRE SUJAS AS NOSSAS RUAS E PRAÇAS?

Infelizmente, quando percorremos nossas ruas e praças constatamos, com muita tristeza, a sujeira que encontramos pelo caminho!...

As pessoas educadas aprendem que devem cultivar a higiene em todas as suas ações. Ora, se devemos cultivar a higiene sempre, é também nosso dever manter limpos os lugares por onde andamos. Mas, infelizmente, nem todos pensam ou agem assim. É só prestar atenção nas ruas e praças por onde caminhamos. Elas estão sempre sujas e com um aspecto deprimente e assustador! É lixo de toda natureza, principalmente plástico e papeis que serviram de embrulho a alguma coisa e, por incrível que pareça, fezes de animais e até absorvente higiênico após seu uso ficam espalhados nos locais públicos.

Alguns transeuntes mal educados e indiferentes ao sadio cuidado com a higiene em todos os lugares, simplesmente se livram dos seus antes invólucros ou materiais usados e os atiram onde quer que estejam, não se importando com os outros que farão este mesmo caminho.

Não basta saber que todo ambiente em que vivemos deve estar sempre limpos; é preciso que tenhamos consciência daquilo que aprendemos e em que acreditamos e, em qualquer lugar que estejamos, a limpeza é primordial. É preciso lembrar sempre que quem vive em constante sujeira são os porcos. Nós, seres humanos, fomos educados para sermos sempre limpos e vivermos sempre em lugares limpos e que somos obrigados a manter limpos esses locais por onde andamos.

Infelizmente, para tristeza de todos nós, há sempre aquele engraçadinho ou aqueles que simplesmente pensam somente em si e pouco se importam com o seu próximo e dizem para si mesmo: como ninguém está me vendo, jogo o meu lixo onde eu quiser. Sob todos os todos os aspectos esse procedimento é condenável! Será que na sua própria casa ele teria este mesmo procedimento? Claro que não. Sua casa deve estar sempre brilhando e ai daquele que não obedecer a este preceito.

Todos sabemos que a Prefeitura usa os seus funcionários da limpeza apenas para manter limpo os centros da cidade. A periferia fica por conta dos seus moradores manterem limpos os logradouros de cada bairro e, não sujar, já é colaborar para a limpeza do local.

Cada morador assume o trabalho de manter sempre limpa a sua frente e, em conseqüência, a rua toda deve permanecer sempre limpa pelos seus moradores.

O caminhão da Prefeitura retira o lixo residencial em determinado dia da semana. É só ficar atento ao dia e horário em que o caminhão passa e colocar o lixo para que seja retirado.

Muitos moradores não prestam atenção a estes detalhes e simplesmente se livram de seus lixos domésticos jogando-os nas ruas, avenidas ou praças. É triste, deprimente e até vergonhoso encontrarmos saquinhos cheios de lixo doméstico ao longo dos locais públicos que percorremos. Na impossibilidade de saber quem foi o causador de tamanha falta de educação sanitária e não tendo para quem reclamar, restam-nos apenas a vontade e a coragem para recolher esse lixo e dar-lhe o correto destino.

É impressionante observar que há indivíduos que não pensam nas conseqüências das suas ações em relação ao meio ambiente ou são mesmo sem educação. Quando compram um pastel ou outro alimento para comer enquanto andam, sem nenhum escrúpulo ou vergonha jogam na rua o seu invólucro ou a casca da banana ou da fruta que comeu.

Quando nos locomovemos de carro pelas estradas é tão lindo observarmos a beleza das suas paisagens que a natureza nos proporciona e também a limpeza das suas margens. Mas até nas estradas há indivíduos mal educados e porcos que poluem as suas margens. É impressionante, vergonhoso e triste vermos gente jogando lixo pela janela nos carros que estão à nossa frente! As estradas conservadas e mantidas por concessionárias, de modo geral, estão sempre limpas, pois existem funcionários encarregados da limpeza dessas rodovias; entretanto, aquelas de menor importância e mantidas pelos Municípios e pelos Estados e que não mantêm convênios de manutenção, estão sempre cheias de lixo nas suas margens e ao logo de todo o seu percurso. Neste caso, fica por conta da natureza afastar ou destruir o lixo ali jogado e acumulado através do tempo.

Enfim, tudo seria mais simples e mais bonito, se as pessoas tivessem consciência de higiene, educação e de manutenção da limpeza do meio ambiente em que vivemos e a natureza, com certeza, ficaria ainda muito mais bela e o meio ambiente profundamente agradecido.

Narciso de Oliveira
Enviado por Narciso de Oliveira em 08/05/2009
Reeditado em 17/08/2010
Código do texto: T1583267