Calidoscópio

Homenagem do Acadêmico Nilton Silva a autora do livro, Tacaimbó Nossa Terra Nossa Gente.

Tacaimbó, Pernambuco. Velada no tempo, mostrada no mapa das lutas intensas, dos sacrifícios, Tacaimbó não é como Itabira do poeta Drummond ‘um quadro na parede’. Tacaimbó está nas páginas, verdadeiro relicário, viva memória, no belo livro de Lídia Albuquerque – Tacaimbó Nossa Terra Nossa Gente. Vemos naquelas páginas a exploração da vida, o suor e o labor dos desbravadores, à vontade de vencer o tempo, as intempéries, os socavões para fundar uma cidade. Na página dezoito: ‘De quem são estas terras? São terras sem dono, são terras de Deus’. As casas erguidas, os currais, os campos cultivados, uma casa e outra casa, uma e outra família, um agrupamento humano. Eis o povoado. Cresceu o número de habitantes. Surgiu a Avenida Luiz Alves Maciel, hoje chamada Rua Velha. A autora escreve como se relatasse uma reportagem, a história verídica do ciclo evolutivo do povo.

Não só de trabalho, também de lazer necessita a humana criatura. Trabalho e oração. Trabalho e alegria. ‘Oração e trabalho são os recursos mais poderosos na criação, moral do homem’ escreveu o ilustre senador Rui Barbosa no texto ‘ O trabalho e a Oração’. Encontramos nas páginas de Tacaimbó Nossa Terra Nossa Gente’ as igrejas que buscam o contato com o Criador e auxiliam na educação, na civilização e no esclarecimento da humanidade.

Encontramos o lazer:

-Onde a alegria, onde? Onde a festança, onde?

-Na praça, na periferia.

-Não temos praças...

-Façamos as praças!

Depois as vaquejadas, descrição dos costumes populares, a arte, os acessórios de habitação, a historicidade do local, seus tipos populares, os cantores repentistas.

O livro de Lídia de Albuquerque merece ser lido. São páginas de vida vivida, heroísmo e trabalho onde a autora mostra com amor e inteligência como ocorre o nascimento de um povoado, de uma cidade. Um escrito que engrandece, honra e elucida o histórico do belo e grandioso estado de Pernambuco de tantas tradições e glória na História do Brasil.”

Lidia Albuquerque
Enviado por Lidia Albuquerque em 27/07/2009
Código do texto: T1721560
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.