Reencontro

Fernando e Sabino moravam em um sítio no interior de uma pequena cidade e eram muito amigos, entretanto, um sabia ler e o outro não.

Eles viajaram até a cidade mais próxima, aonde foram à igreja pedir emprego ao padre. Lá encontraram a vaga de sacristão, o que sabia ler já ficou empregado, porém, como não sabia ler, seu amigo não. Este foi procurar outro emprego, soube que havia uma escavação a procura de ouro. Ele foi e já ficou empregado.

Passaram-se os anos e Sabino juntou dinheiro, comprou propriedades, carros, etc., em resumo, ficou rico. Resolveu então voltar à cidadezinha para saber do amigo de infância. Ao chegar lá o encontrou na igreja ainda como sacristão.

Estavam conversando comemorando o reencontro, quando o carteiro trousse uma carta e a entregou para o sacristão, que imediatamente a passou ao seu amigo rico. Dizendo a ele:

-Leia você!

O amigo rico retrucou com cara de desdém:

-Se eu soubesse ler estava no seu lugar como sacristão! Não esqueça que o emprego era meu, não fiquei porque não sabia ler.

Texto retirado do Anuário: “ACLERJ”

Lidia Albuquerque
Enviado por Lidia Albuquerque em 19/08/2009
Código do texto: T1762206
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.