Na Fila

Na Fila

Ana Esther

23/06/2009

Hum... hoje há uma expressão muito em voga: A fila anda! Pois é...

Benjamim morreu em 1936, totalmente sozinho naquele, digamos, asilo. Não havia mais ninguém da sua família para presenciar o seu derradeiro adeus. Todos já haviam morrido antes dele. Sua existência não era nada conveniente para um certo tipo de empresários. A história registraria em detalhes cruéis como toda sua família fora perseguida sem trégua, ao longo dos anos, em nome da ganância. No entanto, isto para Benjamim é de pouco consolo, afinal, ele e todos os seus estão mortos para sempre.

Sem falar no adorável e simpático Dolorildo... Este, então, morreu há séculos! Nem sei exatamente em que ano. De maneira semelhante a Benjamim ele teve sua família completamente dizimada. Embora fossem todos de índole pacífica, vivendo isolados e calmos em seu cantinho, e talvez por isso mesmo, não escaparam da insaciável fome de conquista de alguns viajantes. Estes desbravadores chegaram lá nos confins do mundo para encontrar o Dolorildo e sua família. Tudo em nome do progresso, eles foram matando um por um até que o Dolorildo, último de seu clã, morresse sozinho.

Amedrontador é o destino da Dona Aninha. Atualmente Dona Aninha e o que restou de sua família lutam contra o relógio. Notícias obtidas de fontes oficiais revelam que os últimos parentes da Dona Aninha desapareceram da face da Terra na calada da noite. Todos vítimas inocentes, segundo uma maioria esclarecida Foram literalmente caçados até a morte por interesses escusos de traficantes notórios. Dona Aninha e os únicos membros sobreviventes da sua reduzida prole são mantidos vivos artificialmente, levam uma vida cerceada e seu futuro está nas mãos de almas caridosas que, espera-se, não desistam de lutar por eles.

Pior ainda é a situação do John, do Jacques, do Ali, da Juanita, do Lin, da Yuki, do João do Günter e de toda a turma deles! Estão também na mira daqueles mesmos caçadores inescrupulosos... que mataram Benjamim, o Dolorildo e a família da Dona Aninha. Alguns dentre eles já se deram conta mas os outros ou não acreditam, ou não estão nem aí, ou nem sabem mesmo do perigo que correm. Por mais modernos e tecnológicos que sejam suas vidas estão correndo enorme risco a cada dia que passa.

Oh, mas eu não disse quem é o Benjamim? Ele foi o último exemplar de Tigre da Tasmânia, a humanidade testemunhou sua morte em um zoológico em Hobart, na Austrália. E o Dolorildo? Ele era o pássaro Dodô, endêmico das Ilhas Maurício caçado até a extinção no século XVIII. E a Dona Aninha? É uma das raras Ararinhas Azuis mantidas em cativeiros do Brasil e estudadas por cientistas que tentam evitar a total extinção da espécie -que já não existe mais na natureza. E o John, o Jacques, o Ali, a Juanita, o Lin, a Yuki, o João e o Günter? Oh, estes são alguns dos bilhões de seres humanos que também estão nesta fila da extinção!!! Afinal, o inimigo continua o mesmo e cada vez mais forte.

* Este meu texto foi publicado no jornal Letras Santiaguenses, Ano 13, Número 82, Julho/Agosto, pág. 09.