"DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO" (EC)

Há mais de 500 anos o Brasil foi descoberto e ainda sonhamos com um país sem desigualdade, com educação para todos, segurança, trabalho, saúde e moradia decente para todos os brasileiros.

Desde pequeno ouço falar e leio que o Brasil é o país do futuro. Mas que futuro é esse que nunca chega?

De quem é a culpa? – Dos políticos, naturalmente! Desses homens sem quaisquer escrúpulos, que usam todos os meios lícitos e ilícitos para se elegerem, desde a Câmara de Vereadores, Prefeituras, Assembléias Legislativas Estaduais e Federais até o Senado, Governadores de Estados e até Presidente da República, que ocupam os cargos apenas para buscar benefícios próprios e ainda rirem da nossa ignorância e ingenuidade com que os escolhemos como nossos representantes.

Esse nosso país continental e abençoado, que como diz na letra do Hino Nacional: “Gigante pela própria natureza”, sem a ocorrência de terremotos, maremotos, vulcões, tufões e outras calamidades provocadas pela natureza; cujo solo é rico de todos os minerais, metais, metais preciosos e o ouro preto das jazidas de petróleo que existe em abundância; das nossas terras férteis que poderiam alimentar o mundo com a nossa capacidade de produção de gêneros alimentícios; do seu povo honesto, criativo e trabalhador, por que ainda continua com o estigma da condenação de ter que figurar entre os países subdesenvolvidos? – Com certeza os culpados dessa nossa tragédia são os políticos que nos governam, que em vez de trabalharem pelo desenvolvimento e enriquecimento do país, usam toda a sua capacidade criativa, cultural e profissional para o próprio e desmedido enriquecimento ilícito.

Essa nossa infelicidade na forma de ser ludibriado vem desde o descobrimento do nosso país, quando os nossos colonizadores, no afã de agradar e ganhar a amizade dos índios - únicos habitantes e legítimos donos das terras agora descobertas presenteavam-nos com espelhos e outras quinquilharias, mesmo que a intenção posterior fosse torná-los escravos.

Há muito, mas há muito tempo, vivemos a ignominiosa vergonha de pertencer a um país cujos políticos são corruptos, antiéticos e sem quaisquer escrúpulos.

No momento o Senado é o motivo de vergonha nacional. Depois do rumoroso caso protagonizado pelo Sr. Renan Calheiros que presidia o Senado e que afrontou a nossa inteligência e cobriu de vergonha toda a Nação, temos agora o caso de outro Presidente do Senado, Sr. José Sarney, cujos atos administrativos vergonhosos são apontados, diariamente, pela Mídia que nos mostra e nos cobre de vergonha.

Alguém já disse e com muita propriedade, que uma ou mais mentiras apregoadas de maneiras sucessivas, acaba sendo aceitas e, às vezes, até assumindo o foro de verdade.

Entre os políticos esta manobra tem sido utilizada como maneira de provar a própria inocência. Todas as acusações são contra-argumentadas com a acusação da oposição de tentar desestabilizar o momento político e condenar os atos administrativos da situação.

Foi assim no caso de acusação contra o Sr. Renan Calheiros que, na época, presidia o Senado. No dia 12/09/2007 os Senhores Senadores estavam reunidos para o julgamento do Senhor Presidente do Senado - Sr. Renan Calheiros. Ou condenavam o Presidente do Senado e lavavam a alma da Instituição, ou o inocentavam e jogavam na sarjeta toda a credibilidade daquela Casa conquistada até então. Graças a manobras espúrias e de última hora do Governo e seus aliados e comandados pelo próprio PT, seis senadores se abstiveram de votar e deram a vitória para o Sr. Ranan Calheiros. Os 40 ladrões e seu Chefe foram declarados inocentes e os 35 senadores que votaram pela condenação foram transformados simplesmente em bobos da Corte ou, simplesmente, em inocentes úteis.

Naquela época o Presidente do Senado era acusado de malversação do dinheiro público e, por isso, acusado de Quebra do Decoro Parlamentar.

Hoje, o Presidente do Senado é acusado de malversação do dinheiro público, corrupção, nepotismo e administração fraudulenta nesta e em outras legislaturas passadas. Mas o rolo compressor do Governo e seus aliados foram convocados e, graças ao presidente da Comissão de Ética do Senado, as acusações todas foram arquivadas por insuficiências de provas e o Sr. José Sarney foi inocentado de todos os processos de acusação até então apresentados.

A oposição ainda não conformada com tamanha desfaçatez tenta outra maneira de desarquivar os processos pensando até em recorrer ao Supremo Tribunal Federal que é a última instancia legal para isso.

Por todos estes motivos, apesar de o autor do nosso Hino Nacional - Joaquim Osório Duque Estrada ter escrito os lindos versos: Gigante pela própria natureza, Brasil um sonho intenso raio vívido, Brasil de amor eterno seja o símbolo - por culpa dos políticos que nos governam, continuamos, passivamente: Deitados eternamente em berço esplêndido.

*******

Este texto faz parte do Exercício Criativo – O Hino Nacional em Outras esferas.

Saiba mais, conheça os outros textos:

www.encantodasletras.50webs.com/hino.htm

Narciso de Oliveira
Enviado por Narciso de Oliveira em 04/09/2009
Reeditado em 17/08/2010
Código do texto: T1791900