Aluno

Wilson Correia*

Aluno, entre prá sala. A professora já chegou. Tome seu lugar. Isso são modos? Sente-se direito. Arrume a carteira. Cadê a boa educação? Feche a matraca. Comporte-se! Ei! Psiu! Escute!

Trouxe o livro? Leu o que pedi? Espero que tenha trazido o caderno. O lanche é mais tarde. Hoje você estuda! Quem não aprende não vira nada. Nada de gracinhas. Estou aqui para quê? Pensa que me engana? Vai querer ser um qualquer na vida? Fez a tarefa? Vou dar visto. Aluno!!!

Aluno, uma coisa é gostar, outra é precisar. É para o seu bem. Faça. Leia. Escreva. Anote tudo no caderno para não esquecer. Vou dizer só uma vez. Pare de importunar. Deixe o colega em paz. Aviãozinho aqui, não. Que bilhetinho é esse? Abra seu livro. Aluno, atenção. Feche seu livro. Vai fazer guerra de papelzinho lá fora. Não cutuque. Concentre-se. Ouça. Aqui é sua segunda casa. Isso aqui não é a casa da Mãejoana. Respeite. Desligue esse celular. Só orkut, né? Acha que a vida é ficar na net o dia todo? O texto é este. Guarde! Coopere. Seja solidário. Se não aprender aqui, vai aprender onde? Aluno, não sou tua mãe. Peça para o teu pai. Um exemplo vale por mil palavras. Seja obediente. Não quero indisciplina. Você pensa que está na sua casa? Se eu não acreditasse que você pode mudar eu não estaria aqui. Entendeu? Não acredito. Onde já se viu isso? Olhe à sua volta. Estude mais.

Aluno, domingo também é dia letivo. Feriado foi feito para estudar. Trouxe a lista de materiais? Pensa que vai levar na barriga, é? Nada de moleza. O combinado é o combinado. Professora não é tia. Professora não é parente. Tia é a irmã da sua mãe ou do seu pai. Sua família não te ajuda não, é? Quer sair analfabeto daqui? Olhe, a vida não é brincadeira, hein! Depois vai viver de quê? Não quer ter uma profissão? Depois do recreio. Agora não é hora. Não encha! Você não é quadrado. Aluno, estude. Analise! Confira! Associe. Sintetize, rapaz! Capriche na letra. Garrancho depõe contra você. Não compreendi o que quis escrever. Refaça, aluno! Desligue o laptop. Veja se se supera. Você não tem jeito mesmo. Acertaremos as contas. Por que faltou à minha aula? Bela resposta. Você me paga! Temos o que conversar, rapazinho. Te cuide! Rapadura é doce, mas não é mole. Eu bem que avisei. Ah não! Comida na sala, jamais. Arrume suas coisas. Não bagunce! Chatinho você, hein?!! A diretora está para chegar. Vou te mandar para a coordenadora. Violência contra o colega, não. Você não tem idade para andar armado. Você ainda está na escola. Veja-se no espelho. Drogas são o fim do mundo. Já começou errado. Aluno, a vida não é prá amador. Treine. Siga bons exemplos. Cuide-se. O mundo lá fora não te perdoa. Trate de estudar para ser um cidadão decente. Copie do quadro. Vou apagar.

Aluno, pronto? Só essa que me faltava. Quem te ensinou isso? Não risque a carteira. Trouxe a carteirinha? Entregou o bilhete prá sua mãe ou pro seu pai? Você terá de fazer o melhor que der conta. Prêmio é prêmio. Castigo é castigo. Aluno, oriente-se. Se liga! Você parece uma barata tonta. Você não tem família não, é? Na minha época não tinha disso não. Quer ver só? Como pensa que sairá daqui? Eu posso, sou a professora. Um dia você será capaz. Quer ser um cidadão ou um zero à esquerda? Porque fechou o caderno? É o livro de exercício, seumané. Se não aprender a ler, não poderá compreender nada. Estou avisando pela última vez. Se vire. Você não é quadrado.

Quando chegar a hora eu deixo, viu aluno?!! Espere. Controle-se. Todo mundo deve fazer a sua parte. Porque você não fez? Você pensa que vai me enrolar até quando? Eu estudei tanto na vida, não será agora que vou aturar imbecis. Olhe a vida de quem fugiu da escola! A diretora decide. Pare com isso, por favor. Aluno, pela milésima vez! Vá ao quadro. Quem atrasa só engasga. Fale direito. O que foi mesmo que você disse? Olhe os bons modos. Encoste a cadeira na parede. Não senhor, você pensa que é quem? Engraçadinho. Use o pc! Isso aqui não é MSN não. Vai me dar ordens agora, é? Eu já sou adulta. Digite. Pesquise na biblioteca. Consulte na internet. Não tenho nada com isso. Você é responsável pelas suas obrigações. Primeiro a obrigação, já se esqueceu? Escreva no quadro. Querido aluno, desista prá você ver!!! Espere sua vez. Quem cola, nunca melhora.

Aluno, foi você sim, que eu vi. Você está faltando muito. Você não tem boas notas. Tome juízo. Vergonha nunca é demais. Pare de fazer piadinha. Quanta inteligência, meu Deus! Você acha que eu vou perder meu tempo com você? Não sou paga prá isso. É para o seu bem. Ou você estuda ou terei de chamar seus pais. A prova está chegando. Coloque-se no meu lugar. Boazinha é a avó. Não aguento mais você. Como você sabe me estressar?!! Não senhor, depois eu passo outro texto. Faça o que combinamos. Um dia você se lembrará de mim. Não sou sua empregada, ouviu bem?

Aluno é sempre a mesma coisa. Desligue o celular. Bem feito! Vai plantar favas. A burrice matou o gato. Vire gente, mocinho. Você é homem ou um saco de batatas? Não venha puxar saco. Estou sem cabeça. Fique quieto. Escreva. Abra o livro. Faça a tarefa. Todos os exercícios. Quero na ponta da língua. Quem disse? Repita! Não deixe acumular atividades. Foi decidido em reunião com os pais. Um dia você decidirá. Analise. Associe. Sintetize. Fale! Bem feito. Depressa. Desligue o MP mil! Plágio é crime. Esqueça. Cola é o fim do mundo. Você é capaz. Pode fazer melhor. Aluno, não era necessário. Tá querendo me comprar, é? Obrigado pelo cartão. Que palavra linda! Não copie. Crie. Seja você mesmo. Ótimo trabalho. Desta vez, sim! Pronuncie direito. Beleza! Bem feito? Bom trabalho. É isso aí. Estrelinha prá você. Lembre-se. Está tudo bem. Acalme-se. Sossegue. Vamos lá, você consegue. Qual o problema? O que está acontecendo? Aluno, obrigado por ser a minha razão de ser.

_________

*Wilson Correia é filósofo, psicopedagogo e doutor em Educação pela Unicamp e Adjunto em Filosofia da Educação na Universidade Federal do Tocantins. É autor de ‘TCC não é um bicho-de-sete-cabeças’. Rio de Janeiro: Ciência Moderna: 2009.