FUTEBOL FEMININO DO SANTOS É CAMPEÃO DA COPA SANTANDER LIBERTADORES DA AMÉRICA

FUTEBOL FEMININO DO SANTOS É CAMPEÃO DA COPA SANTANDER LIBERTADORES DA AMÉRICA.

Organizado pela Conmebol, a Copa Santander Libertadores da América teve seu jogo de decisão da Copa marcado para o dia 18/10/2009, entre as equipes de Futebol Feminino do Santos e as paraguaias do Universidad Autônoma.

Em jogo emocionante as “Sereias da Vila” – como carinhosamente são chamadas as jogadoras de futebol feminino dos Santos Futebol Clube, acabam de conquistar o título de Campeãs da Copa Santander Libertadores da América, vencendo as paraguaias do Universidad Autónoma pelo placar de 9 a 0.

As “Sereias da Vila“ apresentaram em campo um futebol brilhante, envolvente e muito produtivo. Além da jogadora Marta – por três anos consecutivos considerada a melhor jogadora do mundo, todo o time jogou maravilhosamente bem.

A jogadora Cristiane, artilheira da Copa, assistiu ao jogo das Tribunas por ter sido expulsa no jogo anterior, quando comemorou seu gol no alambrado do campo.

Quem viu o jogo ficou empolgado com sua desenvoltura, com bola rolando sobre a grama, passes perfeitos e jogadas maravilhosas.

Pelo conjunto apresentado e pela forma de jogar não ficou devendo nada à maneira de jogar do futebol masculino. Se algum jogador tivesse visto o jogo, com certeza, sentiria até inveja da maneira como elas jogaram.

Comandado por Cristiane o ataque do Santos marcou 43 gols e venceu as adversárias sempre por contagens elásticas.

Mundialmente reconhecida pelo sucesso que fez na Suécia, Estados Unidos e na Seleção Brasileira, Marta cobrou mais apoio ao futebol feminino no Brasil. Emocionada, disse: “Estou muito emocionada de estar vivendo isso aqui no Brasil. Que não pare por aqui, que continue para outras meninas que possam surgir no país. Chorando desabafa: Nós sabemos jogar esse jogo. Futebol também é para as mulheres. Dedico este título para a minha mãe, para toda a nação santista e também para todos os brasileiros que prestigiaram o futebol feminino”.

Agora o Santos F. Clube, que acreditou no Futebol Feminino e investiu pesado na formação dessa Equipe para disputar a Copa Santander Libertadores da América, tem o privilégio de ter sido o seu primeiro Campeão e agora sonha que a FIFA organize, oficialize e inclua esse Campeonato no calendário das disputas mundiais dessa modalidade.

O Presidente do Santos F.C. viajará para a Suíça para conversar com o Presidente da FIFA e pedir que seja criada, organizada e colocada no calendário mundial a disputa de uma Copa Feminina da Libertadores da América.

Se isto não acontecer, muito provavelmente, essas jogadoras serão dispensadas e voltarão para as suas casas ou procurarão outro Clube que as queira contratar.

Entretanto, daqui para a frente, só Deus sabe o que acontecerá com essas meninas; até o momento não há qualquer expectativa de aproveitamento dessas atletas em outro Campeonato.

É uma pena que isto aconteça! Por falta de apoio da Mídia, dos Patrocinadores e do público, essas jogadoras são contratadas apenas para disputar um certame e depois dispensadas.

Gente, o Futebol Feminino já é uma realidade. Futebol é sim esporte também para mulheres e a experiência de outros campeonatos havidos mostrou que elas podem sim jogar futebol igual ou até superarem os homens. Basta que haja crédito nelas. Que a Mídia, o público e os Patrocinadores prestigiem essa modalidade esportiva.

Por uma questão de justiça, aplaudo e cumprimento a Radio e TV BANDEIRANTES que, desde as primeiras iniciativas do Futebol Feminino, divulgou, defendeu esse esporte para mulheres e transmitiu todos os jogos, de todos os Campeonatos de Futebol Feminino até hoje realizados no Brasil.

Narciso de Oliveira
Enviado por Narciso de Oliveira em 23/10/2009
Reeditado em 17/08/2010
Código do texto: T1882993