FLAMENGO - LEGÍTIMO CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL

O maior e mais importante Campeonato Brasileiro de futebol termina e consagra o Flamengo como seu legítimo Campeão.

Disputado no sistema de Pontos Corridos – que me parece a maneira mais inteligente e produtiva de disputar uma Campeonato, onde, geralmente, vence aquele Clube que foi mais regular durante a disputa de todo do Campeonato.

Nunca o Campeão pode ser conhecido apenas na última rodada do Campeonato. E, o mais incrível, quatro Clubes podiam disputar o título: Flamengo (com maiores possibilidades) e em seguida o Palmeiras, o São Paulo e o Internacional de Porto Alegre. Destes quatro, o favorecido era o Flamengo por ter um ponto a mais que os outros três.

Também na outra ponta da Tabela a decisão para o rebaixamento ficou para a última rodada.

Em nome da justiça, do decoro e da honradez, é preciso ressaltar o valoroso desempenho do Grêmio Porto-Alegrense que lutou com brio, gana e jamais entregou o jogo, como apregoavam todos os que gostam e militam no futebol. Em jogo que apenas cumpria tabela e nada mais disputava, sem oito dos seus titulares, os jogadores honraram a camisa e o nome do Clube a que pertenciam, mantendo no alto o nome do Futebol Brasileiro.

Não vou analisar a atuação de cada Clube, neste Campeonato, pois seria tarefa estafante e teria que me alongar demasiadamente, mesmo porque é o maior Campeonato Nacional, com a participação dos maiores e melhores Clubes de Futebol do Brasil que estão na primeira Divisão de Profissionais de Futebol.

Entretanto, julgo necessário comentar as atuações de alguns Clubes que tiveram, sim, atuações altas e baixas, como sempre acontece, mas prevaleceram aqueles que melhor souberam administrar a competição e buscaram os melhores resultados.

Dentre esses Clubes quero destacar o Palmeiras e o Flamengo. O Palmeiras, porque era considerado o mais provável Campeão, por ter ficado dezenove rodadas na frente dos outros competidores na tabela de classificação. Para mim que observo bem não só as atuações dos Clubes, mas tudo o que acontece no seu dia-a-dia dos Clubes, o Palmeiras só não foi o Campeão porque seu Presidente e suas Diretorias não souberam administrar o Clube durante a competição.

A saída conturbada do badalado técnico Luxemburgo, com acusações de comandantes e comandados, provocou uma situação delicada e então foi chamado, interinamente para comandar o elenco, o sempre competente, dinâmico mas muito humilde e grande ex jogador Jorginho. Como grande jogador que fora e grande conhecedor do futebol, da qualidade e especialidade de cada jogador e, principalmente, compreendendo aquilo que andava na cabeça de cada um, transformou o ambiente e montou um time conforme o resultado das suas observações.

Restabelecidas a paz e a tranqüilidade no time, o Palmeiras começou a ganhar todas as partidas e avançou na vantagem dos pontos ganhos na tabela. Mas a Presidência do Clube e suas Diretorias não estavam satisfeitas. Na sua enviesada visão, como grande Clube, o Palmeiras não poderia ter um auxiliar de técnico como um Técnico do Palmeiras.

O Murici – também badalado como dos melhores técnicos de futebol acabara de ser demitido do São Paulo. Consultado pelo Palmeiras, Murici não aceitou de imediato o convite. Enquanto isso o técnico interino Jorginho continuava ganhando todas as partidas.

Novamente convidado para comandar o elenco do Palmeiras, Murici aceitou o convite e começou a trabalhar com o elenco. De imediato não fez grandes mudanças no time para os próximos compromissos, mesmo porque “não se mexe no time que está ganhando” e, principalmente, porque respeitava o seu auxiliar técnico Jorginho.

Tendo o técnico Murici assumido o time, ou porque o elenco não aceitou o novo comandante ou porque os comandados não procediam como bons profissionais, o Palmeiras começou a jogar mal e a perder pontos preciosos que, lá na frente, com certeza, iriam fazer falta. De ponteiro da tabela foi parar no terceiro lugar do Campeonato.

Em todas as atividades, com certeza, um pouco de humildade no comando é sempre necessária. Sem humildade e com arrogância ninguém chega ou permanece em lugar nenhum. Se a Presidência e as Diretorias do Palmeiras tivessem sido mais humildes e efetivado o auxiliar Jorginho, a esta altura, com certeza, o Palmeiras estaria comemorando o título. Contudo, a falta de humildade dos seus Dirigentes e agravado ainda pela humildade excessiva de Jorginho ou seu medo de assumir o cargo, o Palmeiras ficou em quarto lugar e sequer foi classificado para a Copa Libertadores das Américas.

Por outro lado, o Flamengo foi o Campeão porque seu Presidente e suas Diretorias foram humildes o suficiente para efetivar o técnico auxiliar e ex-jogador Andrade. Também neste Clube houve a dança dos técnicos de fama intermediária, mas seus Dirigentes foram humildes e deram apoio e efetivaram o seu auxiliar e competente Andrade que sempre assumira, interinamente, o cargo de Técnico.

Desde quando assumiu o time, Andrade que também foi excelente jogador, tem excelente visão de jogo, é humilde, mas tem competência, levou o Flamengo até a conquista do título de Campeão Brasileiro de futebol. Avesso a dar grandes entrevistas e nunca valorizando demasiado suas próprias ações, foi buscar o incansável Petkovic que caiu como uma luva no time e, ao lado de Adriano e José Carlos, foram os jogadores mais importantes para a conquista do título.

Lamentamos e repudiamos, veementemente, os acontecimentos ocorridos no Estádio de Coritiba. A inconformidade de indivíduos violentos e com comportamento de bandidos destruiu as instalações do Estádio e atacou a Polícia que ali estava, apenas, para manter a ordem e nada tinha a ver com o resultado do jogo. Aqueles bandidos travestidos de torcedores esqueceram que o rebaixamento do Coritiba não aconteceu apenas naquele jogo, mas foi a conseqüência da má campanha do Clube durante o Campeonato.

É lamentável, sob todos os aspectos, o que aconteceu em Coritiba! O futebol é um espetáculo de diversão, descontração e alegria e não motivo de ódio, de destruição do Patrimônio e selvageria generalizada como aconteceu naquele Estádio de Futebol.

Enfim, o maior e mais importante Campeonato de Futebol do País terminou e o seu resultado e as conseqüências negativas permanecerão, para que os Dirigentes reflitam sobre suas condutas na administração que passou. Oxalá esses Dirigentes aprendam com o resultado negativo das suas administrações e saibam agir com seriedade, inteligência e sabedoria nos anos vindouros.

Narciso de Oliveira
Enviado por Narciso de Oliveira em 07/12/2009
Reeditado em 17/08/2010
Código do texto: T1965692