Nosso sistema, anímico, mental, egóico e físico

A alma é a parte nossa mais sensível. Ela percebe a vida com os seus tentáculos de luz e vibra incessantemente. Quando observamos atentamente o nosso interior, percebemos uma força que se move sem parar. Esta forma tem cores definidas, por vezes esfumaçadas. Ela é a movimentação da alma na sua vibração mais profunda.

A mente traduz em pensamento esta vibração, hora em imagens, ora em palavras, mas sempre de uma forma que possamos usar no mundo físico em suas limitações. É exatamente aí que entra a formação do ego. O ego é formado pelo nosso sistema físico, para que possamos lidar com o mundo, no seu conhecimento único e especial.

O ego faz parte do corpo, da mesma forma que a mente faz parte da alma. Como vivemos na inércia da matéria, nos deixamos levar pelo poder dos dois, deixando que eles nos conduzam, por mera preguiça de existir firmemente. Isso é importante saber, pois é através deste conhecimento que fazemos a mudança em nós para cima.

Mas, a alma tem nenhum conhecimento do ego e para o ego a alma é imperceptível. Ele sabe que algo dentro de nós é poderoso e imortal, mas desconhece o que seja. Ele se identifica conosco e acredita que ele é nós e que nós dependemos dele para viver. Ele está enganado e nos engana com a sua percepção, por isso sofremos.