A Força do Sol

O sol é fonte de vida, bem sei. O sol traz cor, calor, saúde e aproxima para o amor, em um dia lindo de sol, quando nos preparamos para um alegre passeio, no campo, na praia, na piscina, ou até mesmo com amigos no quintal de casa.

O brilho dele é fascinante e induz a cervejinha gelada ou um gostoso mergulho na água fria e convidativa.

Para quem planta cereais, verduras, legumes, enfim, toda planta precisa da luz do sol para nascer, crescer e se desenvolver com viço e produtividade.

Quando minha filha caçula nasceu, era portadora de um alto grau de icterícia (amarelão) – disfunção do fígado –o medicamento principal foi uma boa dose de sol da manhã ( de 08:00 às 10:00h) durante um mês e depois disso minha filhinha estava totalmente rosada e curada

O sol espanta fungos, mofo e, uma grande variedade de bactéria se inibe a luz forte dele (enquanto outras...) .

Bem, o sol é vida...sim , bem sabemos disso, seria possível, enumerar as virtudes do grande astro, mas se tornaria uma leitura bastante cientifica e para alguns, cansativa e, preciso falar um pouco sobre o lado contrário, as conseqüências, as contra indicações que vejo, dia após dia, ser um problema para muita gente, principalmente aqui onde moro, norte de minas, onde o sol é mais forte e talvez mais quente que muitos outros lugares do Brasil.

A alguns anos, vem crescendo gradativamente, o número de pessoas que não se dão bem com o sol. Sentem-se mal após algum tempo sob sua luz: enjôos, dores de cabeça, manchas na pele, coceiras, ardência nos olhos, queda de cabelo, enfim, as causas são tão diversas quanto as conseqüências . Não é impossível evitar totalmente a luz do sol.

É necessário sair para trabalhar, fazer compras, ir ao hospital, levar os filhos a escola, etc. Alguns possuem o privilégio de possuírem um veículo que os transportem de um lugar ao outro mais rapidamente, mas a grande maioria que nem uma bicicleta tem ? que fazer ? empreender uma resistência coletiva contra o sol ou fazerem um abaixo assinado para que ele apareça menos quente, tempere seus horários, seja mais ‘’suave’’ ou quem sabe deverão produzir mais nuvens ?? e o protetor solar ??? quantas pessoas não podem compra-lo por ter os tostões contadinhos para suas necessidades basicas...Difícil né ? Talvez você esteja pensando: ‘’ que loucura, o que esta mulher deseja com esta conversa mole ? ‘’ . Meu desejo é ao mesmo tempo simples quanto complicado, pois gostaria que fosse ensinado as famílias, nas escolas, onde for possível, um novo jeito de viver , aprendendo a conviver com este companheiro diário e que não é possível viver sem ele, mas é impossível viver totalmente com ele.

Com uma nova educação, todos, desde pequenos, aprenderiam a evitá-lo conforme a sua necessidade. E aí, viveríamos felizes para sempre.

Célia Matos
Enviado por Célia Matos em 11/03/2010
Reeditado em 11/03/2010
Código do texto: T2133113
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.