DO LUXO AO LIXO

DO LUXO AO LIXO

REFIRO-ME AQUI AO MAIOR MEIO DE COMUNICAÇÃO EM MASSA. FALO DO MEIO TELEVISIVO QUE NOS COLOCA COMO ESCRAVOS PASSIVOS E ESTÁTICOS, DIANTE DE UMA DITADURA IMPOSTA, VIA IMAGEM E SOM. IMPOSTA E ACEITA POR SEU USO, CONTÍNUO E INCONTROLÁVEL.

A TELEVISÃO É UM AVANÇO TECNOLÓGICO, COM MILHARES DE PONTOS POSITIVOS, MAS COMO TUDO NA VIDA, COM MILHARES DE PONTOS NEGATIVOS TAMBÉM. ELA FORMA CIDADÃOS CEGOS, SURDOS E MUDOS SERES PASSIVOS E ESTÁTICOS . PESSOAS QUE ESQUECEM A REALIDADE EM QUE VIVEM.

A TELEVISÃO DITA REGRAS DE CONDUTA MUITAS VEZES ERRÔNEAS, COM CENAS COLOCADAS EM HORÁRIOS IMPRÓPRIOS.

COM O CORRER ATRÁS DO PÃO DE CADA DIA, OS EDUCADORES SE PERDEM NO CONTROLE, DO QUE É PERMITIDO SER VISTO POR NOSSAS CRIANÇAS, NOSSOS JOVENS, QUE NEM BEM FORMARAM SENSO CRÍTICO SOBRE TUDO O QUE OS CERCA E SÃO BOMBARDEADOS POR UMA CORRENTE DE IMAGENS E INFORMAÇÕES CONTÍNUAS E INCESSANTES. SÃO MILHÕES DE INFORMAÇÕES RECEBIDAS, PARA SEREM ANALISADAS, CRITICADAS, E AVALIADAS.

SABEMOS QUE É BEM FÁCIL VER TUDO E NÃO QUESTIONAR NADA. É TUDO TÃO RÁPIDO QUE NEM TEMPO ELA NOS POSSIBILITA PARA PENSAR. QUANDO VEMOS O BRANCO , O PRETO JÁ PASSOU E O VERMELHO ESTA PASSANDO, COM O AMARELO E O AZUL E TANTAS OUTRAS CORES SURGINDO E APARECENDO COM UMA VELOCIDADE ESTRONDOSA.

NOSSA TELEVISÃO HOJE MOSTRA TANTO ASSASSINATO, TANTA DESTRUIÇÃO, TANTA PORNOGRAFIA, TANTA VIOLÊNCIA, PURO NEGATIVISMO. BANDIDOS, TRAFICANTES DE DROGAS E A PORNOGRAFIA, OCUPAM MAIS ESPAÇO NA TELINHA, DO QUE OS QUE SUAM A CAMISA, NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR, MAIS JUSTO E MAIS DIGNO.

MAS A TV PRECISA DE PÚBLICO EM GRANDE QUANTIDADE. ELA TEM QUE GERAR LUCROS. CHAMO A TELEVISÃO DE PILATOS. SABEM PORQUE? SIMPLESMENTE PORQUE ELA LANÇA TUDO, DO LUXO AO LIXO E DEPOIS LAVA AS MÃOS COMO PILATOS FEZ, SEM SE IMPORTAR COM QUEM VÊ E O QUE VÊ, SEM SE INTERESSAR PELA INTERPRETAÇÃO QUE MUITOS FAZEM DO QUE RECEBEM, DO QUE LHES É INCURTIDO ATRAVÉS DA TELA MÁGICA DA TV.

MAS , É CLARO ELA TAMBÉM ENSINA COISAS MUITO SAUDÁVEIS E ÚTEIS . É UM MEIO DE ALTO GRAU DE PODER DE INSTRUÇÃO EM ALGUNS CASOS. NA ATUALIDADE EXISTEM VÁRIOS PROGRAMAS TELEVISIVOS RELIGIOSOS, EDUCATIVOS E INFORMATIVOS. MUITAS PROPAGANDAS SÃO VERDADEIRAS AULAS DE COMO EVITAR O PERIGO, OS MALES QUE SURGEM NA VIDA.

SOMOS SERES INTELIGENTES E DOTADOS DE LIVRE ARBÍTRIO. MAS O QUE ACONTECE É QUE OUVIMOS SONS ESPETACULARES E VEMOS IMAGENS FABULOSAS, SEM AS QUAIS NÃO CONSEGUIMOS MAIS VIVER. SÃO PARTE DE NOSSAS CONVERSAS DIÁRIAS. MAS SERÁ QUE ESTAMOS NA REALIDADE? SERÁ QUE ESTAMOS VENDO O QUE REALMENTE NÓS DEVERÍAMOS VER?

NÃO, UMA PEQUENA PORCENTAGEM DO QUE DEVERÍAMOS DE FATO VER É O QUE VIMOS. INFELIZMENTE SOMOS CÚMPLICES NISSO TUDO. POIS NÃO PODEMOS NEGAR QUE ADORAMOS IMAGENS DE ARTISTAS, MODELOS, NOVIDADES, IMAGENS E SONS MODERNÍSSIMOS, CASOS MIRABOLANTES, HISTÓRIAS DRAMÁTICAS, ESTRAVAGANTES E ETC... MENOS É CLARO O QUE NOS FORCE A QUESTIONAR, A PENSAR, A AGIR. CASOS COMO O DOS NOSSOS ÍNDIOS E SUAS DEMARCAÇÕES DE TERRAS, DOS DESEMPREGADOS PAIS DE FAMÍLIA, DOS IDOSOS, DOS SEM TETOS, DOS DIREITOS E NOSSOS DEVERES, ENFIM SOMOS CEGOS, SURDOS E MUDOS DIANTE DA TV. DESSA PROFESSORA QUE NOS PEGA NO COLO AO NASCERMOS E NOS CARREGA ATÉ O DIA DE NOSSA MORTE, TEMOS QUE USUFRUIR TUDO O QUE ELA NOS PODE DAR DE BOM, DE POSITIVO. TEMOS QUE CRESCER COM ELA EM SABEDORIA. TEMOS QUE SOLICITAR DELA AJUDA, PARA VERMOS A NOSSA REALIDADE, OUVIR ATRAVÉS DELA OS SONS QUE NOS ACALENTEM A ALMA, QUE NOS FAÇAM TER SENSO CRÍTICO, E QUE NOS LEVE A UMA REFLEXÃO DIÁRIA SOBRE O NOSSO PAPEL NESSE MUNDO E PRINCIPALMENTE POSSAMOS COM ELA FALAR DO QUE ACONTECE AO NOSSO REDOR, DAS SOLUÇÕES, DOS PROBLEMAS, QUE CONSIGAMOS SOLTAR NOSSA VOZ AOS QUATRO CANTOS DO UNIVERSO.

QUÃO MARAVILHOSO É O MUNDO DA LEITURA. MAS A TV ROUBA PÁGINAS E PÁGINAS, LETRAS E LETRAS. COLOCA A LEITURA, O FANTÁSTICO MUNDO DA LEITURA COMO ALGO MONÓTONO, CHATO, SEM VIDA E SEM GRAÇA, COMO SINÔNIMO DE ENFADONHO E MARASMO. PORQUE SERÁ QUE POUCOS VÊEM ISTO?

OS LIVROS SÃO GRANDES MEIOS DE COMUNICAÇÃO E EXERCEM UM PAPEL PREPONDERANTE NA FORMAÇÃO DAS CONSCIENCIAS, E É BEM MAIS SAUDÁVEL QUE A TV. VAMOS DEIXAR DE SER ALIENADOS?

MIRLES ROCHA VALLE- RIO DO SUL- SC

milizinha
Enviado por milizinha em 10/08/2006
Reeditado em 21/05/2011
Código do texto: T213320
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.