SANTOS É CAMPEÃO PAULISTA DE 2010

SANTOS É CAMPEÃO PAULISTA DE 2010.

Em partida emocionante, do primeiro ao último minuto do tempo regulamentar, apesar de perder o jogo por 3x2, o Santos sagrou-se como o lídimo Campeão Paulista de 2010.

O Palco foi o glorioso Estádio do Pacaembu, de tantas jornadas gloriosas e de tantos feitos futebolísticos memoráveis.

Não seria justo perder o título - tão brilhantemente disputado, onde a meninada da Vila Famosa dera maravilhosos Show de futebol coletivo e mostrado que o futebol também pode ser jogado com alegria. Com Neymar, Ganso e outros meninos misturados com outros mais experientes e capitaneado por Robinho – experiente, alegre e futebol mais atrevido, o Santos buscava aumentar o placar que lhe era desfavorável.

O adversário - o aguerrido Santo André, apesar de 10 pontos na traseira do Santos, jogava de igual para igual e, apesar de jogar duas bolas na trave e ter um gol legítimo anulado pela Bandeirinha que era uma moça, esteve muitas vezes para fazer o segundo gol que era a diferença para conquistar o título.

Não foi uma linda partida de futebol, já que as duas equipes disputavam o Título Paulista de Futebol, mas o empenho em campo demonstrado por ambas as Equipes davam o tom da seriedade e grandeza do Campeonato Paulista de Futebol.

O Santo André era um legítimo e aguerrido time de futebol, ocupando todos os espaços do campo, marcando e distribuindo a bola, de pé em pé e fustigando o gol adversário.

Mas seria até injustiça o Santos perder o título neste último jogo.

Descontadas as lambanças do trio de arbitragem e a animosidade das duas Equipes em vencer o jogo, a partida foi um verdadeiro espetáculo de futebol. De um lado o Santos com sua meninada infernal e do outro o Santo André jogando como uma Equipe bem montada e esbanjando categoria e raça.

Foi um jogo digno da disputa de um título e protagonizado pelas duas melhore Equipes durante o Campeonato.

Ao Santos cabia confirmar a sua superioridade demonstrada durante o Campeonato e sagrar-se Campeão Paulista, enquanto ao Santo André a glória de bater a maior Equipe do Campeonato Paulista de Futebol com dois gols de diferença e conquistar o tão sonhado título de Campeão Paulista de Futebol.

O Santos e sua grande torcida dava o tom da disputa e o Santo André e sua minúscula e aguerrida torcida mostravam que o jogo era de disputa do título do Campeonato.

Os maiores jogadores ficaram por conta do Neymar que fez dois gols, do Paulo Henrique Ganso e do Arouca que jogou uma barbaridade.

Enfim, foi um jogo de disputa do maior título Paulista de Futebol e a justiça foi feita, consagrando o Santos como a maior Equipe de Futebol durante o Campeonato e Campeão Paulista de 2010.

Se é verdade que um grande elenco pode produzir um time campeão, também é verdade que um grande Técnico é capaz de montar um grande time com os jogadores que tem à sua disposição.

Para mim, o técnico Dorival Junior acreditou no elenco que tinha nas mãos e teve a coragem de lançar os novatos e crias da casa, ao invés de fazer grandes contratações, mesmo porque as finanças do Clube não podiam arcar com essas despesas.

Não só teve a coragem mas também teve o trabalho de colocar na cabeça desses jovens o quanto eles poderiam fazer, se jogassem como craques que eram e transformassem o futebol em alegria.

Antes dele outros técnicos o precederam e nenhum teve a confiança e a coragem do Dorival Junior, entre os quais até o Vanderlei Luxemburgo, com toda a sua fama de prática das melhores teorias no exercício do futebol.

Queremos, aqui, saudar os Clubes de outros Estados que se sagraram Campeões em seus Estados, destacando, entre eles, o Clube Atlético de Minas e o Grêmio de Porto Alegre.

Como diziam os grandes comentaristas de antigamente, “o futebol é uma caixinha de surpresa” e por isso é amado, valorizado, respeitado, discutido e comentado até hoje.

Narciso de Oliveira
Enviado por Narciso de Oliveira em 03/05/2010
Reeditado em 17/08/2010
Código do texto: T2234858