FAMÍLIA

Qual o valor que temos dado a família? Essa foi a pergunta que me fiz enquanto escrevia este artigo. Temos nos ocupado com tantas coisas, com tantas outras “tarefas” que a família já ocupa o 3º lugar em nossa lista de prioridades.

A família foi um projeto divino, ela foi criada por Deus lá no jardim do Éden quando criou homem e mulher. A palavra de Deus em Gn. 1.27 e 28 diz: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou...” e Gn 2.18 encontramos: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. Foi na criação que Deus se importou em formar a primeira família sobre a face da terra. Foi na criação que Deus nos mostrou que a família é bênção de Deus para nossa vida.

Porém sabemos que viver em família não é tão fácil assim. Sabemos por exemplo que desejamos realizar muitas coisas que nem sempre são do agrado do restante da família, como esposa e filhos e assim por diante. Sabemos também que para uma família ser bem sucedida é necessário que haja muito amor e diálogo entre todos. Mas como chegar lá? Como alcançar o estado ideal na família em que você foi inserido por Deus?

A Bíblia nos mostra nos Salmos 127 e 128 que, para se alcançar o estado de família ideal, família que é abençoada pelo Senhor é necessário primeiro estar sob a autoridade do Senhor. “Se o Senhor não edificar a casa”, isso significa colocar o lar, a família aos cuidados do Senhor, deixar nas mãos do Senhor a família que temos. Segundo é necessário andar nos caminhos do Senhor. “anda nos seus caminhos”. Andar nos caminhos do Senhor requer de nós como família muita disciplina, muito compromisso, muita comunhão com o Senhor. Isso nos leva a uma vida de oração, uma vida de dedicação as maravilhas de Deus sobre nossa vida. Terceiro é necessário prover o sustento para sua família de forma digna e honrosa. Quando um homem tem como sustentar sua família dignamente ele será feliz e toda a sua casa também o será, pois assim se cumprirá o que se diz: “Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem”, a família se alegra em saber que todas as coisas estão correndo bem em casa.

A família imaginada por Deus não tem nada a ver com o modelo de família que vem sendo mostrado pelos meios de comunicação. A família imaginada por Deus não é uma entidade falida como dizem alguns hoje em dia. A família criada por Deus é abençoada. A família criada por Deus é dirigida por Ele e tem suas raízes junto a “correntes de águas” que vem do céu, que “o seu prazer está na lei do SENHOR”.

O mês que iniciamos é tido como o mês da família, o mês das noivas, o mês das mães. Mas na verdade o dia, o mês, o ano da família são todos os dias. Não podemos ficar presos apenas a um pequeno mês para celebrar o mês da família, não podemos ficar presos a apenas alguns breves momentos refletindo sobre a família; devemos sim estar sempre, a todo instante lembrando, celebrando a família que o Senhor nos deu. Devemos render graças ao Pai Eterno que criou a família; não como o mundo de hoje a entende, mas como ela nasceu no coração de Deus. Para render glórias a Ele, para viver em harmonia, para viver em alegria, para viver em amor.

Sejamos famílias que verdadeiramente reflitam as maravilhas de Deus em nosso cotidiano, sejamos famílias que verdadeiramente revelem a imagem e semelhança de Deus o Pai, Deus o Filho e o Deus o Espírito Santo sobre a nossa vida.

Luis Claudio de Roco - Psicanalista

Luis Roco
Enviado por Luis Roco em 04/05/2010
Reeditado em 26/02/2020
Código do texto: T2236530
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.