ACABOU A FESTA. FASE CLASSIFICATÓRIA DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL ESTÁ TERMINADA

ACABOU A FESTA. FASE CLASSIFICATÓRIA DA COPA MUNDO DE FUTEBOL DE 2010 ESTÁ TERMINADA.

Acabou a festa que o futebol mundial oferece, de quatro em quatro anos.

Agora é pra valer. Perdeu vai embora. Segue em frente quem for mais competente e souber aproveitar melhor as oportunidades.

A festa de confraternização dos povos continua no mundo do futebol. Os olhos de todo o mundo se voltam para a África do Sul, onde a Copa de Futebol é realizada.

Quem se classificou segue em frente e as desclassificadas voltam para casa.

Agora começa, de verdade, a Copa do mundo. Quem pode mais chora menos.

A partir de amanhã começa o “mata-mata”. O primeiro classificado de um Grupo joga contra o segundo classificado do outro Grupo. Terminando o tempo regulamentar empatadas, vão ambas as Seleções para Prorrogação de 15 minutos para cada lado e, persistindo o empate, vão para as cobranças dos Pênaltis. Quem vencer segue em frente e quem perder cai fora.

A metade das Seleções participantes foi embora. A metade que venceu a fase classificatória continua na disputa. Agora, quem perder vai embora e a vencedora continua disputando.

Surpresas? Houve e muitas. Antes do inicio da Fase classificatória os comentaristas mundiais diziam que a Espanha, a Inglaterra, Holanda, Portugal, Brasil, Argentina iriam dar muito trabalho. Entretanto, as apostas eram feitas a favor da Inglaterra e da Espanha.

Na verdade, algumas Seleções decepcionaram. É o caso das Seleções da Itália e da França que não demonstraram entusiasmo e disputa de uma Copa do Mundo. Caíram, fragorosamente. A Italia que é a atual campeã do mundo e que tem o segundo lugar de vencedora das Copas. Tetra campeã do mundo, disputava, com o Brasil, o mesmo número de vezes de ganhadora da Copa. Tetra campeã poderia se igualar ao Brasil e também ser Penta Campeã de Futebol do Mundo.

Quanto às demais Seleções, umas progrediram e outras continuaram as mesmas.

As Seleções da África, de maneira geral, fracassaram. Excessão feita à Seleção de Ghana que, briosamente também foi classificada, e somente a África do Sul surpreendeu e apresentou um futebol bonito e solidário, faltando apenas aquela malícia que só com o tempo se adquire.

Agora é esperar e torcer pela própria Seleção até o último jogo.

Oxalá a disputa continue em paz como até agora e mostre, que de fato, o futebol é uma festa e não uma guerra. Que vença a melhor Seleção.

Narciso de Oliveira
Enviado por Narciso de Oliveira em 25/06/2010
Reeditado em 17/08/2010
Código do texto: T2341303