CAPÍTULO V - Diário Poético-Sentimental de Uma Greve: Curiosidades, Emoções e Poesia na Greve do Judiciário Trabalhista Mineiro

V

Também o céu às vezes desmorona

E as estrelas caem sobre a terra

Esmagando-a com todos nós.

Isto pode ser amanhã

(Bertolt Brecht)

Durante a manifestação desse dia 18 de maio, leu-se uma mensagem enviada a nós pelos servidores da Vara do Trabalho de Teófilo Otoni. Se eu ainda tinha qualquer dúvida ou receio em aderir à greve, esta se dispersou e desapareceu completamente como fumaça na ventania e lágrimas na chuva.

Segue abaixo a referida mensagem:

"Caros Colegas,

Nós, servidores da Justiça do Trabalho, acostumados a lidar com o direito de greve, bem sabemos que este é um direito que nos foi constitucionalmente assegurado, sendo vedada qualquer retaliação e/ou discriminação pelo seu exercício legítimo.

Deveríamos, pois, pautados na legalidade, exercê-lo em sua plenitude, sem receio algum.

Não obstante, para aqueles que ainda não se sentem seguros a tanto, fica aqui um ensinamento do renomado Augusto Cury, de sua obra 'O Vendedor de Sonhos – O Chamado':

Duas lagartas teceram cada uma seu casulo. Naquele ambiente protegido, foram transformadas em belíssimas borboletas. Quando estavam prestes a sair e voar livremente, vieram as ponderações. Uma borboleta, sentindo-se frágil, pensou consigo: ‘A vida lá fora tem muitos perigos. Poderei ser despedaçada e comida por um pássaro. E mesmo se um predador não me atacar, poderei sofrer com as tempestades. Um raio poderá me atingir. As chuvas poderão colar minhas asas, levando-me a tombar no chão. Além disso, a primavera está acabando, e se faltar o néctar? Quem irá me socorrer?’ Os riscos de fato eram muitos, e a pequena borboleta tinha suas razões. Amedrontada, resolveu não partir. Ficou no seu protegido casulo, mas como não tinha como sobreviver, morreu de modo triste, desnutrida, desidratada e, pior ainda, enclausurada pelo medo que tecera.

A outra borboleta também ficou apreensiva; tinha medo do mundo lá fora, sabia que muitas borboletas não duravam um dia fora do casulo, mas amou a liberdade mais do que os acidentes que viriam. E assim, partiu. Voou em direção a todos os perigos. Preferiu ser uma caminhante em busca da única coisa que determinava sua essência.

Não nos esqueçamos que o nosso casulo, hoje seguro e confortável, poderá nos sufocar amanhã. 'Não há mal que sempre dure nem bem que se perdure'.

Todas as conquistas são frutos de árduas, porém necessárias, e constantes batalhas. Sejamos nós caminhantes dos nossos sonhos e ideais.

A hora é JÁ.”

Congratulamo-nos com os servidores de Teófilo Otoni e com todos os demais colegas, sejam eles da capital ou do interior, aposentados ou não, juízes e servidores.

Hoje se encontram em greve os seguintes municípios mineiros: Diamantina, Montes Claros, Pium-í, Tombos, Uberaba, Teófilo Otoni, Rio Piracicaba, Nanuque e Contagem. Que outros se unam ao movimento.

Afinal – e como disse o colega Alexandre Brandi, presidente do sindicado:

- A luta é justa, a greve é ordeira e o movimento em Minas vem crescendo muito.

Luís Antônio Matias Soares
Enviado por Luís Antônio Matias Soares em 09/08/2010
Reeditado em 09/08/2010
Código do texto: T2427047
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.