A SITUAÇÃO DA ÉTICA NO BRASIL!

A SITUAÇÃO DA ÉTICA NO BRASIL!

*Ricardo De Benedictis

A situação ética no Brasil, chega neste ano de 2010, ao mais absoluto caos.

A realidade de um país, via de regra, é exposta no dia-a-dia, pelo noticiário da sua imprensa, quando a liberdade de imprensa é um pilar da democracia. Em função dessa constatação, resolvemos anotar algumas manchetes dos nossos principais jornais, revistas, blogs e sites, neste ano pré-eleitoral. E para não sermos monótonos, deixaremos de citá-los nominalmente, por ‘economia processual’.

Vamos, então a algumas ‘manchetes’ e sub-manchetes, bem ilustrativas da situação em que se encontra o nosso país, do ponto de vista ÉTICO:

1 – Presidente do STF manda soltar o banqueiro Daniel Dantas – O advogado de Dantas é o ex-ministro da Justiça Márcio Tomaz Bastos (PT).

2 – Grupo de ‘Sem Terra’ invade propriedade agrícola no RS e destrói laboratório de pesquisas da empresa – Nenhum dos criminosos foi preso.

3 – Secretário dos Direitos Humanos escreve e o presidente Lula assina decreto que tem um item cabuloso: ‘Controlar as editorias de imprensa’...

4 – Carlos Vereza, ator global, publica vídeo no qual faz severas críticas ao governo e pergunta quem é o Ali Babá, já que os Tribunais processaram os 40 ladrões do Mensalão!

5 – Apesar do Tribunal Superior Eleitoral enfatizar que a Lei do Ficha Limpa vale para estas eleições, os Tribunais Regionais têm registrado candidaturas de mensaleiros e sanguessugas!

6 – No dia 11 de agosto PP, um juiz paulista mandou soltar onze bandidos de alta periculosidade, pertencentes à facção criminosa PCC. O magistrado alegou que o processo estava com certo atraso e por isso, os acusados não deveriam ficar presos.

‘Os meninos estavam há um ano na cadeia e foram presos em flagrante com 30 quilos de cocaína, armas pesadas e farta munição.

7 – Na semana passada em Salvador, dois bandidos assaltavam um posto de gasolina quando foram surpreendidos pela Polícia. Depois de trocarem tiros com os policiais, ambos foram mortos. Ao serem revistados, constatou-se que um deles era policial militar e outro, policial civil.

8 – As praias do Rio de Janeiro estão sendo invadidas por piche e nenhuma empresa de petróleo assume qualquer autoria de possível vazamento. Muito menos a PETROBRÁS... acusada pelo sindicato dos petroleiros de ter duas plataformas em péssimas condições de funcionamento, em Macaé e Campos.

9 – O secretário da Receita Federal disse que alguns funcionários quebraram o sigilo fiscal de José Serra e Eduardo Jorge (PSDB). Ninguém foi punido...

10 – As pesquisas de opinião pública vêm sendo contestadas já há alguns anos e ninguém faz nada. Na eleição de 2006, dava-se como certa a eleição de Paulo Souto no 1º turno - contra Jacques Wagner. O resultado foi o inverso: Wagner venceu no 1º turno.

Será necessário alongar mais este texto, com centenas de exemplos anti-éticos?

*Ricardo De Benedictis é jornalista e escritor.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 12/08/2010
Código do texto: T2433304
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.