AUSÊNCIA DE VALORES

Um dos maiores monstros existentes no planeta em nosso século é a droga, melhor, são as drogas. As várias existentes igualmente viciantes. Geralmente, a iniciação ao uso das drogas se dá por intermédio de outro viciado ou de traficantes, que com habilidade acabam vendendo , para a pessoa inexperiente, a falsa idéia de um bem-estar que não existe…

Daí, a experimentação inicial leva ao uso regular,que leva ao abuso, e este à dependência. A dependência leva à morte física e moral … Nesse rastro de destruição, as drogas não poupam criaturas de nenhuma idade, sexo, religião, raça, ou situações sociais, as quais, depois de enredadas na dependência, cometem os maiores desequilíbrios.

Que as drogas fazem mal, ninguém discute. O que se discute é por que, mesmo sabendo disso, as pessoas continuam a usá-las e em proporções cada vez maiores. Esta é uma verdade que desafia a inteligência de todos os que estudam o assunto, mesmo porque a faixa etária daqueles que estão se iniciando no vício, está diminuindo assustadoramente.

Se alguém chegasse perto de você e pedisse para citar as diferentes causas que podem levar uma pessoa a usar drogas, talvez você dissesse: curiosidade, insegurança e conflito familiar. Outra pessoa por certo citaria causas diferentes como: desinformação, vazio existencialista e desejo de contestação,mas sei lá, eu diria ausência de Deus, um amanhã sem perspectiva, desorientação para o lazer, espírito grupal, imaturidade, personalidade instável, desprezo por parte da sociedade, identificação com os ídolos, etc... tantas´podem ser as causas... não é possível encontrar uma única razão.

O problema das drogas é muito maior "do que a nossa vã filosofia imagina" e não será solucionado enquanto a sociedade não se conscientizar da sua importância nesta luta, principalmente porque as drogas não escolhem vítimas, não respeitam classes sociais e nem mesmo se preocupam com o poder aquisitivo das pessoas.

Para todos os que acham que seus filhos jamais serão atingidos pelas drogas, devo mencionar o provérbio chinês que diz: "A chuva não cai apenas no telhado do vizinho, ela cai no nosso telhado também."

Aceitando como verdade o que está escrito acima,a solução do problema torna-se muito mais difícil numa sociedade em que o indivíduo passou a ser valorizado pelo sucesso financeiro que conseguiu obter e pelo patrimônio que conseguiu amealhar. Assim, a substituição do Ser pelo Ter, inverteu a escala de valores sociais e morais. Atualmente, o indivíduo vem sendo avaliado pelo que tem e não pelo que é. A angústia gerada por esse contexto pode, e seguramente é, uma das causas fundamentais do maior consumo de drogas, porque as pessoas procuram, com essa prática, camuflar suas insatisfações.

É indiscutível que a sociedade gera, permanentemente, fatores criminógenos, que provocam reações de efeitos diversos, dependendo do caráter e da personalidade de cada um. Nem todo menor carente é um infrator ou poderá se tornar um marginal, em função da miséria e do abandono em que se encontra. No entanto, suas necessidades culturais e afetivas constituem um campo fértil a impulsioná-lo para a marginalidade. Daí, uma sociedade que passou a valorizar o Ter em detrimento do Ser, que se vangloria de tentar levar vantagem em tudo e aplaude e busca soluções fora da lei, agindo de tal forma, e à medida que volta as costas para os menos afortunados, somente provoca situações de convite à violência e de estímulo à criminalidade.

Não saberia dizer qual a solução, mas sei dizer que nada é impossível, principalmente para quem põe a mão na massa, para quem se envolve e se preocupa com a sociedade num todo, na verdade com o bem comum e com o futuro. Eu penso que deveríamos partir do ponto que abrange vivenciar mais profundamente os valores divinamente humanos, como viver a presença de Deus mais intensamente.