Votar consciente

Tenho como milhares uma mentalidade política amedrontada e passional, onde o fundamento das idéias é que todos os políticos são iguais, e na verdade não são. Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, representam um ato de cidadania. Mas como cidadã, confesso que votar hoje é um ato de coragem que requer muito conhecimento, muito estudo e fé, principalmente fé no ser humano. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.

Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais. Mas precisamos encontrar um candidato que se encaixe um pouco ao menos nos nossos princípios. Mas causa-me revolta ter que votar mediante o que encontro dos candidatos. Com tantos escândalos políticos, fica muito difícil votar em alguém. Perco a fé mediante a lista dos crimes que vejo na vida de cada candidato.

Me pergunto: Será que é o que circula na boca de todos, que temos é que fechar os olhos e ouvidos e votar no pior dentre os piores? Se for assim então defecaram e soltaram a discarga da democracia?

Estamos encurralados em ficar e o bicho nos comer ou correr e o bicho nos pisar e esmagar?

Então o que escrevi acima, de que temos que ter a consciencia de que nem todos os políticos são iguais, não se encaixa muito no que escrevi agora pouco, como resolver essa controversia?

O que é certo fazer?

Dois presidenciáveis, Luiz Inácio Lula da Silva e José Serra, mais o presidente do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio de Mello, disseram na semana passada que são favoráveis ao fim da obrigatoriedade.

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. ”

Particularmente minha opinião é que devemos votar sim, sempre, não é bom ser um peso a mais na sociedade apenas, e sim um meio participativo e ativo na melhoria de vida. O certo é você ter voz ativa na construção de um mundo melhor, em todos os aspectos, e como tudo na vida , também na pol´pitica precisa-se de um líder, de alguém que vá a frente tomando partido, abrindo os caminhos, visando sempre o bem comum.

Dizem até que o povo tem o governo que merece. E o analfabeto político com a desculpa de que nenhum político presta se faz ausente e omisso em suas responsabilidades para com a cidadania.

Não temos muitas opções, embora, tenhamos muitos candidatos, muitos partidos.

Em quem devemos votar? Temos escolha? Qual a diferença entre votar e não votar? em votar neste ou naquele outro.A informação é muito importante.

Não entre nessa de qualquer um tá bom. Tudo depende de política. Há quem diga que tudo depende de VONTADE POLÍTICA. Existe um “sistema” que controla os destinos do mundo e das nações, não sei se benigno, não sei se maligno… CAIU NA REDE É PEIXE. Os políticos perdem o poder e a autoridade individuais quando caem no “sistema”. Às vezes ouvimos

“o sistema caiu”, tá fora do ar, mas, o sistema que domina e predomina é que garante ou não a viabilidade da governança. Alguns conseguem cumprir os seus mandatos, outros não.

Mas, somos responsáveis sim... RESPONSÁVEIS PELO DIREITO DE VOTAR… RESPONSÁVEIS PELA DEMOCRACIA.

Finalizo repassando aqui meu pensamento de que cada cabeça sua sentença. Cada um sabe o que quer para si e os seus. Somos seres a imagem e semelhança de Deus, cabe a nós não sufocar essa imagem e camuflar o rosto do nosso criador e sim dar asas para que o espírito de Deus voe livre dentro e fora de nós. Quem planta azul não colhe roxo. Se todos plantarem honestidade não nascerá o contrário disso.

Vamos plantar o que queremos colher que o mundo será uma horta de frutos mais saborosos e saudáveis.