CAPÍTULO XXXI - Diário Poético-Sentimental de Uma Greve: Curiosidades, Emoções e Poesia na Greve do Judiciário Trabalhista Mineiro

XXXI

Cada um ao nascer

traz sua dose de amor,

Mas os empregos,

o dinheiro,

tudo isso,

nos resseca o solo do coração.

Sobre o coração levamos o corpo,

sobre o corpo a camisa,

mas isto é pouco.

Alguém

imbecilmente

inventou os punhos

e sobre os peitos

fez correr o amido de engomar. Quando velhos se arrependem.

A mulher se pinta.

O homem faz ginástica

pelo sistema Muller.

Mas é tarde.

A pele enche-se de rugas.

O amor floresce,

floresce,

e depois desfolha.

(Maiakovski)

Dia 09. Pouco mais de duzentos servidores estiveram presentes ontem na manifestação ocorrida na porta do TRE. As liminares concedidas pelo STJ fizeram os seus efeitos e deixaram as suas marcas. Além da liminar determinando a volta de 80% dos servidores do TRE, temos agora a liminar que determina a volta ao trabalho de 60% dos servidores do TRT.

Tudo isso - afora as pressões do dia-a-dia e às quais eu denominaria simplesmente de “comezinhas” e próprias da nossa vida doméstica. Alguém disse na manifestação de ontem que para aderir à greve tivemos que discutir e muitas vezes nos explicar inicialmente com uma série de pessoas: nossos colegas, nossos chefes e até mesmo para com a nossa família, esposa e filhos, etc.

Comigo não foi diferente. Em relação a este último item, tive uma vasta discussão com minha esposa. Ela não é favorável à greve. Tive que lhe dizer que eu também não sou, mas que me vejo obrigado e impelido a participar dela.

O fato é que se hoje eu recebo um salário suficiente para pagar uma escola particular para os meus filhos, o aluguel de um apartamento e a mensalidade de uma faculdade, devo isso às conquistas das greves que antecederam a esta e à influência dos reajustes salariais provenientes dos planos de cargos e salários. Se ficar de braços cruzados – tentei convencê-la – daqui a pouco o meu salário mal vai dar para pagar o aluguel e comprar alimentos, como acontecia quando tomei posse no Tribunal no ano de 1996. principalmente levando-se em conta as pretensões do governo de congelar por dez anos os salários de todos os servidores públicos brasileiros.

Hoje, porém, teremos um novo encontro entre os técnicos do Judiciário e os representantes do Ministério do Planejamento. Espero que aconteça qualquer coisa.

Luís Antônio Matias Soares
Enviado por Luís Antônio Matias Soares em 13/09/2010
Código do texto: T2494695
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.