Olho por olho

Olho por olho e o mundo ficará cego. Olho por olho e dente por dente é a mais antiga expressão da lei de retaliação,encontrada no código de Hamurabi na Babilônia.

Mas se valesse o princípio da reciprocidade o mundo se tornaria um caos. Um caos ainda maior do que o da nossa atualidade. Se tudo fosse realmente seguido ao pé da letra, segundo essa expressão, a violencia tomaria uma proporção desatrosamente maior do que a já existente e incontrolada.

Se essa expressão fosse executada sem desistencia, ocorreria

a extinção da raça humana, porque cada elo da corrente atingida seria interminavelmente infinita. A fraqueza humana daria lugar a um pensamento disvirtuoso ligado ao prazer de se achar justiceiro, fazendo justiça com as próprias mãos. Passaria a existir homicidas sentindo-se, achando-se heróis, com poderes acima de tudo e de todos.

O ser humano é um ser fraco quando colocado em situações que deleguem a ele poderes. Passa a ficar cego e se perde em si mesmo, tornando-se criminosamente irracional.

Olho por olho e cegaríamos o mundo, fazendo ao outro o que não queremos que nos façam. Deus é contra a lei de retaliação, pura e simplesmente porque ele sabe que errar é humano, porque ele sabe de nossas fraquezas, porque ele instituiu o perdão para evitar o caos.

Deus nos faz refletir...nos faz vê-lo na cruz em cada irmão que passa, por isso combate a lei do olho por olho pela lei ama ao teu próximo como a ti mesmo. Nunca faça a outrem o que não queres que te façam.Perdoa. Olha o outro como se o outro fosse você mesmo. Ou seja, um ser imperfeito, que erra, que se perde, que tenta manter mente e corpo sãos, mas nem sempre consegue devido a uma série de fatores.

No princípio "olho por olho, dente por dente” a regra era que a punição deveria ser exatamente igual ao crime. Então de vítimado você passaria a ser mais um criminoso. Se agir igual ao criminoso, criminoso será. E não se lava as mãos em sangue. A expressão mais correta a ser dita e vivida é que violência gera violência, e é a violência de todo o tipo que deve ser evitada.

O mundo carece de pensamentos mais puros, de ações mais conscientes e de mentes mais voltadas para o bem comum, mentes mais amorosas, complascentes, mentes mais conscientes da importancia da vida. Quão fundamental é o ser humano encontrar equilíbrio e harmonia dentro e fora de si. Quão bom seria um mundo onde a lei máxima de Deus fosse levada ao pé da letra. Amar ao próximo como a ti mesmo.. Deus sabe de todas as misérias humanas e por isso se revela diariamente, mas sabe que o ser humano é muito de certa forma incrédulo, como São Tomé, e é preciso ver para crer. Mesmo assim ele teima em se mostrar, em se revelar de varias formas, em vários tempos porque ele criou o ser humano a sua imagem e semelhança e sabe da importancia de cada um nesse mundo, e do tempo certo de cada qual para vê-lo e vivenciá-lo em sua plenitude acalentadora e amorosa de Pai de Amigo, de Irmão.

Olho por olho e o mundo ficará cego. Coração por coração e o mundo terá visões tridimencionais. O mundo é nosso, temos o poder em nossas mãos, poder racional, divinal, onde a lei é seguir a Deus incondicionalmente. Deus ensina a usar a mente para refletir antes de agir, para olhar dentro de cada um e sentir o que o outro esta sentindo, tentar compreender para ajudar. O mundo que esta dentro de cada um de nós não precisa de colírio, de nenhum paliativo porque Deus é e sempre será a visão do mundo, basta que o homem abra os olhos da alma e deixe-se ver a beleza de amar e ser amado em sua totalidade.

PRECISA-SE DE QUEM ESTA DISPOSTO A OLHAR O MUNDO COM OS OLHOS DE DEUS.

TEM QUE QUERER OLHO NO OLHO.

TEM QUE VIVER CORAÇÃO POR CORAÇÃO