O BRASIL REAL E O COMPLEXO DE VIRA-LATAS

Logo após as eleições, um amigo falava com outro sobre as mazelas que existem em nosso país, exemplificando as tentativas do governo Lula em censurar a imprensa, o fato do presidente não ter indicado um dos ministros do Supremo para compor os onze votos da Corte, o caso Cesare Battisti que o governo – leia-se Lula – deixou para decidir depois das eleições, etc. O outro, mais exaltado, disse-lhe textualmente: - Se você está insatisfeito com o Brasil por que não vai para o exterior?!!!...

Eu tentei intervir, mas é difícil dizer qualquer coisa quando o clímax da conversa chega a este nível. E há muito não ouço um brasileiro expressar o “BRASIL: Ame-o ou Deixe-o” dos anos 1970, do Presidente Medice, quando a ditadura militar mais dura havia se tornado... Lembro-me bem que os bem-humorados colocavam um M à frente de Ame-o, transformando a frase em “BRASIL: Mame-o ou Deixe-o”!!!

No noticiário dos dias 4 e 5 de novembro, as emissoras de TV deram ênfase para notícias do IDH e do ID – Índice de Desenvolvimento Humano e Índice da Educação, respectivamente. Analisando 169 países, o Brasil ocupa um triste 73º lugar no IDH e está competindo com o Zimbabue, na Educação. Por que estes números não foram convenientemente discutidos durante o processo eleitoral?

E a resposta vem de pronto: Existe uma grande diferença entre o BRASIL REAL e o Brasil da Mídia. O BRASIL REAL nos coloca no ranking das nações, muito abaixo de Argentina, Peru, Uruguai, Chile, etc, enquanto o Brasil midiático só fala em mazelas quando pode. É uma pena. Daí porque, o amigo debochadamente mandou que o outro, descontente com a situação, fosse embora do país. Como se alguém aqui tivesse o direito de expulsar seus próprios patrícios!

Outra coisa que me intriga é o uso da xenofobia, como se isso fosse coisa nova no Brasil. Sempre houve o Sul-Sudeste Maravilha e o Norte-Nordeste miserável. Vem de longo tempo essa discriminação. E os nordestinos têm alguma culpa nessa história, senão vejamos: Aqui na Bahia, por exemplo, nós temos dois clubes de futebol, dos mais tradicionais: BAHIA E VITÓRIA. O Esporte Clube Bahia, que já foi campeão brasileiro duas vezes (1959 e 1989) – está na Segunda Divisão do Brasileirão 2010, lutando para subir para a elite do nosso futebol. O Esporte Clube Vitória, com 111 anos de fundado e com três vice-campeonatos nacionais, está na 1ª Divisão, lutando para permanecer na elite. E com o que é que o torcedor baiano mais se preocupa? É se o Flamengo, o Corinthians, o Vasco, etc vão vencer as partidas que jogam contra os nossos clubes. 90% dos nossos torcedores não dão a mínima para Vitória e Bahia. Preocupam-se com os “seus” clubes favoritos. E clube sem torcida é como político sem voto: não consegue vencer, a não ser se houver protesto, como no caso Tiririca, Romário, Bebeto e tantos outros.

Enquanto o Sul/Sudeste Maravilha é xenófobo, nós nordestinos ostentamos o grande COMPLEXO DE VIRA-LATAS!!! E enquanto os Nordestinos sofrem da tal discriminação xenófoba, o COMPLEXO DE VIRA-LATAS DO BRASIL está nos índices vergonhosos de IDH e IE, além de ostentarmos grandes índices de corrupção e impunidade, as maiores taxas de juros, e a maior carga tributária do Planeta!

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 05/11/2010
Código do texto: T2597895
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.