Fé e Audácia

São poucas pessoas hoje, dotadas de tais virtudes.Ter uma convicção forte o bastante, que te leve a se abdicar de bens e confortos materiais, em prol de irmãos necessitados, é no mínimo audacioso.

É uma fé audaciosa posta à provas diárias. A convicção, o crédito na existência de uma continuidade após a morte, seja talvez a força, que leva algumas pessoas, a viverem um espírito de renúncias e desapegos terrenos.

O desprendimento do interesse próprio é calcar o egoísmo, é ter um impulso na alma, que leva a ter atos arrojados, difíceis e corajosos.

Pessoas assim encontram apoio espiritual e conselhos, na Bíblia, nos olhos dos irmãos, no espelho, em momentos de silêncio e meditação e nas horas de oração.

Ler as Escrituras Sagradas sabiamente, é realizar o milagre de adaptar suas verdades no nosso tempo atual, é usufruir dos ensinamentos de Deus ali contidos, e trazê-los para nossa realidade de vida hoje, numa interpretação recebida através do Espírito Santo de Deus.

Olhar nos olhos de nossos irmãos, interpretando a leitura desse olhar, é audaciosamente viver a misericórdia. É você se fazer ser caridade, tendo piedade e compaixão. Jesus Cristo missionou a fé, peregrinando o mundo em busca de olhares perdidos e solitários, de olhares que pediam socorro via retina.

A fé e a audacia, fazem com que algumas pessoas, diante do espelho, vejam refletidas nele, múltiplas faces. Faces que oscilam mediante os acontecimentos da vida, os fatos que corroboram a presença de um ente superior, que nos interpela sobre porque e para que estamos aqui.

Espelho que revela imagens que causam perplexidade.

Pessoas dotadas de fé e de audácia ao ponto de mudarem radicalmente suas vidas, suas maneiras de interagir com tudo que os cerca. Visando o outro como visa a si próprio, vive momentos de intensa interiorização. Vivem uma meditação que faz evoluir, que traz aprimoramento pessoal, intelectual e espiritual.

E a oração é a chave propulsora, que move esses elementos, fazendo-os chegar ao patamar que mais se aproxima da perfeição.

Lendo um texto de Sebastião Nascimento, na revista Globo Rural, conheci um pouco sobre a vida de uma pessoa, dotada de muita fé e audácia. O fazendeiro Henrique Prata.

Ele tornou-se um homem rico com a labuta rural,e por isso vou usá-lo como um exemplo de fé e audácia nesse meu singelo texto.

Henrique diz que a misericórdia é uma expressão máxima de amor. Eu particularmente creio queele seja um dos chamados de Deus, mas um que ouviu o chamado e respondeu sim. Chamado este para dar afeto ao próximo, reafirmando a sua fé a cada ato de amor ao próximo.

O fazendeiro revela que deixou a pecuária e foi dirigir o Hospital do Cancêr de Barretos em SP, cuja equipe atende gratuitamente, quase três mil pessoas ao dia.

O mundo precisa de mais pessoas despojadas assim . De mais pessoas fervorosas e entusiastas com causas referente aos outros. Pessoas com uma fé nada desgastada. Com uma fé que move montanhas, as montanhas que nos obstruem os caminhos do amor ao próximo, da doação audaciosamente divina.