EGITO: RENÚNCIA DE HOSNY MUBARAK

Até que enfim, depois de muita pressão popular e mais de duzentos mortos, o ditador Mubarack renunciou hoje, deixando o Cairo e tomando destino ignorado.

O Egito cansou-se da ditadura de 30 anos imposta por Mubarak ao povo egípcio com apoio dos Estados Unidos e de Israel.

A população demonstrou que é mais forte que o chefe do poder que pensa mandar para sempre, tornando-se uma espécie de deus.

Após 18 dias de violentos protestos em diversas cidades do Egito, o ditador Hosni Mubarak, 82, renunciou hoje, depois de uma ditadura imposta com mão de ferro durante 30 anos. O anúncio foi feito na TV estatal egípcia pelo vice-presidente egípcio, Omar Suleiman.

O Conselho Supremo das Forças Armadas do Egito afirmou nesta que irá anunciar em breve medidas para a fase de transição no país.Na nota, a cúpula militar, que comandará a transição até realização de eleições, elogia ainda a saída de Mubarak, dizendo que a medida está de acordo com \"os interesses do país\". Os militares também saudaram os \"mártires que perderam suas vidas\" durante os violentos confrontos e protestos, que entraram hoje no 18º dia.

NOVO LÍDER

Egípcios celebram o anúncio de que o ditador do país, Hosni Mubarak, renunciou ao poder após 30 anos.

O ministro de Defesa do Egito, Mohamed Hussein Tantawi, deve ser o novo chefe de governo. Segundo a agência de notícias Reuters, Tantawi é o chefe do Conselho Superior das Forças Armadas, a quem Mubarak entregou a administração do país.

Quer dizer: Mubarak saiu, mas deixou alguém da sua confiança no poder.

Na praça da Libertação os egípcios comemoram a queda do ditador e aguardam o desenrolar dos acontecimentos, Uma junta militar com a Justiça comandam o país e espera-se uma transição para a democracia. Entretanto, como ocorre na Ásia, há uma tremenda tradição de ditaduras e a comunidade internacional fica com as barbas de molho. Quem sabe, um líder qualquer, levado por questões de ordem religiosa, resolva assumir uma nova ditadura no Egito. O povo egípcio não merece. As agências de notícias dão conta de que os Bancos suiços pretendem bloquear as contas de Mubarak e seus assessores. Fala-se em bilhões de dólares furtados do povo egípcio. Como a Suiça se presta a \'guardar\' grande parte do dinheiro obtido por criminosos do Planeta, este tipo de notícia soa como piada de mau gosto.

Já vai tarde, Mubarak!!!

UM POUCO DE HISTÓRIA

O Egito tem sua história ligada ao regime monárquico dos Faraós,à construção das pirâmides que lhes serviam de mausoléus e o domínio de parte do norte da África. Mesmo com a decadência do regime faraó (cujo titular era rei e deus) e suas milenares dinastias, o Egito até 1952 viveu sob o regime monárquico, mesmo que em outras dimensões. Com a queda do rei Faruk, o regime real cedeu lugar à democracia sob a liderança do presidente Gamal Abdel Nasser que realizou um grande governo de coalizão, sendo sucedido por outro grande presidente – Anuar Sadat. Sadat fez um pacto com os Estados Unidos e em função dessa atitude foi assassinado em 1981, quando sua guarda voltou as armas contra o palanque presidencial, matando inúmeras pessoas, entre elas, o próprio presidente Anuar Sadat. O mundo assistiu estarrecido pela TV uma das maiores barbáries do século XX. Seu vice-presidente era Mohamed Hosny Mubarak – de pouca expressão política, mas que assumiu a presidência oito dias após o massacre, governou com mão de ferro e permaneceu no poder até 11 de fevereiro de 2011.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 11/02/2011
Código do texto: T2786614
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.