QUE RAIO DE TEMA É ESSE?

           Recebi dia desses um tema para desenvolver uma crônica num blog de cronistas do qual participo. "Via estressada" era o tema. Palavra que achei confuso. Meu primeiro pensamento foi  falar das vias públicas, do trânsito caótico, principalmente nas grandes cidades onde, por conta disso, as pessoas estão ficando cada vez mais estressadas.  Mas aí não seria “via estressada” e sim “pessoas estressadas”. A via está ali, cumprindo a sua função de dar passagem. Tudo bem que tem horas que isso é impossível. Mas estressadas são as pessoas que não conseguem esperar o trânsito fluir.
          Me detive a pesquisar a palavra "via" e ela está também na
1ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do verbo ver. “Eu via estressada?” Não faz sentido. Na minha ânsia de ir fundo em tudo, continuei a pesquisa, tentando entender o contexto do tema. Se eu consegui entender, ao final todos saberão, mas posso dizer que encontrei muita coisa interessante.
          “Via é o método, sistema, modo ou maneira de executar alguma coisa, ou o meio empregado para consegui-la”. Então vou encaminhar essa crônica via email, certo? Elementar, meu caro Watson. Mas mesmo dando uma de Sherlock Holmes, “estressada” não cabia nesse contexto.

          Pesquisa aqui, pesquisa ali e descobri que via é conduta, modo de conduzir-se. E dependendo de como a gente se comporta, aí sim podemos causar ou provocar estresse. Será este o sentido do tema? Quando as pessoas dizem que vão “às vias de fato” é porque perderam a razão. E bota estresse nisso!
           Mas eu prefiro terminar essa crônica de uma forma suave.
           Já que estamos falando em via, meu pensamento agora se perde na Via Láctea, aquela faixa esbranquiçada que vemos no céu durante as noites serenas e que é formada por uma infinidade de estrelas. Essa sim é a via que suaviza qualquer sintoma de estresse!
 

By Angela Ramalho
Imagem Google
http://naosoupatriciamassoupoeta.blogspot.com