DANÇA DAS SIGLAS – Crônica sintética

*Glossário ao final do texto.

Vamos fazer um exercício utilizando siglas de várias instituições. Leis, estatutos e outras formas sintéticas de escrita; e, ao final, faremos o glossário para que o leitor conheça o significado de tais siglas, algumas devidamente conhecidas por todos, outras, nem tanto...

No fim dos anos 1960 do século passado, o famoso escritor Sérgio Porto, escreveu o FBAPA; antes disso, as instituições já existiam e eram conhecidas por INPS, IPASE, IBGE, DNOCS, LIGHT, COELBA PF, SSP, etc...

Do jeito que vão as coisas, não nos será difícil estabelecer um diálogo, ou mesmo dar uma notícia, escrever uma crônica ou um conto, usando siglas para não tomar espaço e levando o leitor a exercitar sua mente. Vamos dar um exemplo:

O Mário dirigiu-se ao INSS levando um AM para a Perícia, já agendada. Foi informado que teria de trazer um LM específico e que procurasse a CEF para regularizar seu FGTS/PIS/PASEP, aproveitando, ir à empresa atualizar sua CTPS. Mário não gostou, mas teve que fazer tudo isso. Voltou dois dias depois e teve seu pleito indeferido.

Maria foi ao CT buscar ajuda para sua filha, J... 14, envolvida com LSD. Ao ler o ECA, passou a saber que não poderia dar umas palmadas na filha, sob pena de ser presa por maus tratos. Autorizou que a filha fosse internada numa UD.

Pedro Está indignado com o IR da RF que vem cobrando um CPH de R$100 do ano de 2007 e vai ter que refazer seu IR através de um Contador, pagando R$150 além do ISS.

No Mundo estão sendo realizadas paradas gays com a participação de LGBTS, apoiadas por héteros e, lógico, pelos próprios elementos assumidos em suas características. Dias depois vêm as PE que divulgam a Bíblia e textos contrários a tais práticas.

Glossário:

FBAPA – Festival de Besteiras que Assola o País

INPS – Instituto Nacional de Previdência Social, atual INSS.

IPASE _ Instituto de Previdência dos servidores.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e estatística.

DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra a seca.

LIGHT/COELBA – Concessionárias de energia do Rio de janeiro e Bahia.

PF – Polícia Federal ou simplesmente, Prato Feito.

SSP – Secretaria da segurança Pública.

INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social.

AM – Atestado Médico.

LM – Laudo Médico.

CEF – Caixa Econômica Federal

FGTS/PIS/PASEP – Fundo Garantia por Tempo de serviço e outros afins.

CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social.

CT – Conselho Tutelar.

14, - Idade da criança.

LSD – Ácido Lisérgico.

ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

UD – Unidade de Desintoxicação.

IR – Imposto de Renda.

RF – Receita Federal.

CPH – Comprovante de pagamento de honorários.

LGBTS – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Simpatizantes.

PE – Parada Evangélica.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 14/08/2011
Reeditado em 27/01/2023
Código do texto: T3159269
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.