Dia 18 de outubro,por convenção ...Dia dos Médicos.

Um momento de avaliação a respeito de uma das  profissões mais gratificantes que o ser humano pode abraçar!

 

Apesar da crise na Saúde e da crise de valores que a humanidade vive, que cada um de nós, médicos, possa repensar a profissão  no dia a dia, ser mais assertivo e estar atento às necessidades de cada individuo por nós assistido!

Oportuna a leitura da Prece do Médico, divulgada hoje (18 de outubro de 2011) em O Globo pagina 17. Independente de sermos cristãos ou não cristãos, ateus ou agnósticos o conteúdo básico do texto nos fala sobre a real natureza do oficio médico: “alguém junto de alguém... gente salvando (ou apenas confortando) gente...
 

Na íntegra:

 

"Senhor, eu sou um médico.

Um dia, depois de anos de estudos

Me entregaram um diploma, dizendo que eu estava oficialmente

Autorizado a clinicar.

E eu jurei fazê-lo... conscientemente! Não é fácil.

Senhor, não é nada fácil viver este juramento na rotina sempre

Repetida da vida de um médico: consultório...diagnósticos...

Operações... receitas...Contudo, Senhor,

Eu quero ser médico... alguém junto de alguém.

Não mecânico de uma engrenagem,

Mas gente salvando gente!

Que todo aquele que me procure em busca de cura física encontre

Em mim algo mais que o profissional...

Que eu saiba parar para ouvi-lo...

Sentar junto ao seu leito para animá-lo...

Tomar sua dor como minha para ajudá-lo.

É muito importante, Senhor, que eu não perca

A capacidade de chorar!

Que eu saiba ser médico...alguém junto de alguém...

Gente salvando gente.

Como tu, Senhor!"

Autoria: Atilio Hartmann Fonte: O Globo, pag.17 em matéria paga com titulo (18 de outubro.Dia do Médico) “Prece do Médico”.


 

Um outro texto exprime também a necessidade de alguns de nós (médicos) de reavaliar a profissão médica, seus valores e conceitos.

Esta proposta de Juramento Médico, complementando o Juramento de Hipocrates concebido muitos séculos atrás é de autoria do Dr. Leo Rebello (2003). Evocando a falta de humanismo dos dias atuais ele elaborou o texto abaixo numa alusão à importância (tão esquecida) do significado da profissão médica, a ser lido por todos nós, médicos, no dia da formatura. Mas principalmente para ser reavaliado de tempos em tempos para uma retomada de rumo caso o tenhamos perdido...

E apesar de alguns pontos discutíveis por serem fruto de diferentes formas de pensar a doença, a cura e o tratamento ( formas de cuidar autorizadas por várias escolas médicas e portanto válidas em algumas ou várias instancias,assim como outras tantas), em linhas gerais este texto incita o médico à lembrança da sua verdadeira vocação: a doação ao paciente e a necessidade de quatro virtudes para o exercício dessa vocação (como ele mesmo sugere no final do texto): amor, carinho, compaixão e solidariedade!

Ele diz:


“Eu juro neste dia solene que:

Não receitarei medicamentos e exames desnecessários a meus pacientes.

Não darei conselhos errados.
Não cobrarei quantias exorbitantes, nem aceitarei comissões nem presentes.
Não prejudicarei crianças com inoculações de vacinas, pois poluem seu sangue levando a doenças graves no futuro.
Não receitarei medicamentos letais como antiretrovirais, quimioterapia, ou ministrarei terapia eletroconvulsiva a meus pacientes.
Não receitarei nenhuma autoridade, não forjarei registros médicos, nem apresentarei testemunho falso.
Não explorarei meus alunos.
Não manipularei pesquisas ou seus resultados para obter subvenções.

Eu afirmo solenemente que:
Se eu não conseguir tratar uma doença, não direi que AIDS, câncer ou diabete não têm cura.
Direi ao meu paciente que deve tentar outros sistemas de medicina.
Tratarei os praticantes de outros sistemas médicos com respeito e não direi mentiras deliberadas para provar minha importância.
Estudarei terapias holísticas para aumentar meus conhecimentos.
Não direi, nem mesmo por descuido, que HIV = AIDS = morte, ou que o câncer não pode ser tratado.
Não assustarei meus pacientes com comentários, opiniões ou conselhos desnecessários.

Ainda me lembro das palavras de Hipócrates: “Deixe a alimentação ser o seu remédio” e, portanto, recomendarei frutas e verduras frescas e uma boa alimentação para os meus pacientes — no lugar de tônicos, xaropes, multivitaminas sintéticas, principalmente para crianças.

Não realizarei cirurgias, a menos que sejam absolutamente necessárias e não me dedicarei a práticas como a amniocentese, implantes de silicone ou lipoaspiração.
Trabalharei para a interdição das experiências inúteis e cruéis com animais, realizadas em nome da medicina.
Participarei de workshops, seminários e congressos às minhas próprias custas ou bolsa de estudos (não financiadas pela indústria farmacêutica) para aprimorar meus conhecimentos e falarei de acordo com a minha consciência, caso seja convidado a falar ou presidir.
Finalmente, reconheço e afirmo que assumo grande responsabilidade pelo bem-estar das pessoas e que irei realizar minha árdua tarefa com o máximo de dedicação.

Isso eu juro em nome de Deus neste solene Dia do Médico e repetirei este juramento diariamente para não esquecer que estou exercendo a profissão divina de curar”.


Juramento escrito e prestado por
Dr. Leo Rebello
email: leorebello@vsnl.com

 

Ele diz mais:

 

Estudantes de medicina
precisam de um ambiente
baseado nos quatro princípios Budistas
- amor, carinho, compaixão e solidariedade.


 

FONTE: www.medicinacomplementar.com.br