O FRACASSO

O que é o fracasso? Alguém com certeza sabe o que é o fracasso, ou se baseia em experiências mal sucedidas?

Certa vez um jovem jornalista questionou o grande Thomaz Edson por ter falhado mais de seis mil vezes na tentativa de criar a lâmpada elétrica, já que a iluminação a gás já existia há muito tempo, e o fato de toda vez que ele tentava sempre fracassava. Foi então que o grande gênio surpreendeu com sua brilhante observação: “Meu jovem, eu não falhei. Descobri com sucesso seis mil maneiras que não funcionarão”.

Diante dessa genial resposta de Edson fica então a questão: O que é o fracasso?

Em primeiro lugar destaco que Fracasso é falta de Atitude: Pra poder entender o porque dessa minha afirmação é necessário saber em que sentido se fala de atitude e que tipo de atitude estamos falando. Atitude como reação aquilo que não se consegue realizar é o ponto chave aqui. O fracasso só encontrado em pessoas que não tem reação a algo negativo; muitos exemplos são claros em pessoas que desistem ao se deparar com dificuldades que envolvem um esforço maior dela, seja esse esforço físico ou intelectual.

A maioria de nós não suporta se deparar com problemas e tê-los que enfrentá-los com mais do que conhecemos, não tem a reação de buscar uma solução diferente da que se está acostumado. Com isso se conclui que a falta de atitude tem sido a causa de muitos fracassarem nos seus objetivos, e, ou sonhos e metas.

Em segundo lugar destaco que Fracasso é falta de Persistência: Isso quer dizer nada mais que falta de permanecer firme num propósito. Um exemplo bem claro em manter o foco e ser persistente pode ser notado na narrativa bíblica do Antigo Testamento na libertação do povo de Israel do Egito. Por dez vezes Moisés tentou, mas em nenhuma delas ela desistiu; ao invés disso ele se manteve firme e Perseverou até lograr êxito no seu objetivo. Outro exemplo que pode-se notar está na história recente de nosso país; por muitos anos o então candidato, Luiz Inácio Lula da Silva, fracassou na sua tentativa de ser presidente do Brasil, mas após muitas candidaturas acabou aprendendo com elas como conseguir seu êxito e acabou por, não só ser eleito, como também ser reeleito e governar por oito anos a nossa nação.

Observando tudo isso e refletindo sobre tudo, nota-se claramente que a falta de Persistência é outro fator importante no fracasso de muitas pessoas. A desistência de sonhos, objetivos e metas só ocorre por falta de persistência.

Em terceiro lugar destaco que Fracasso é falta de Foco: Essa capacidade de manter o foco foi o que muitos grandes da história se destacassem. O exemplo de Thomaz Edson é muito claro nisso, ele manteve o seu foco em criar um sistema de iluminação diferente daquele que todos estavam acostumados em sua época e que revolucionou a história da humanidade. Muitas pessoas fracassam exatamente por perderem o seu foco, o seu objetivo, suas metas, seus grandes sonhos; desistem no caminho. Todos gostamos dos desenhos de Walt Disney, e se ele tivesse desistido dos seus sonhos?

A modernidade está ai para facilitar nossa vida, entretanto com tanta modernidade nem todos conseguem manter o foco, são como as ondas do mar que a cada instante muda o cenário da areia, ou seja, as pessoas estão toda mudando de opinião de foco, de propósito como as ondas na praia; com isso elas também acabam fracassando na vida, seja ela profissional ou pessoal.

Quero concluir dizendo que o Fracasso depende do ponto de vista de cada um do como irão encarar a vida, os sonhos, os propósitos, as dificuldades de todos os dias sejam elas quais vierem.

Não se deixe abater com as experiências mal sucedidas, mas que elas sirvam de motivação e lição para o seu SUCESSO!!!

Luis Roco
Enviado por Luis Roco em 29/11/2011
Reeditado em 26/02/2020
Código do texto: T3363290
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.