CORRUPÇÃO NO BRASIL... NÃO CREIO EM BRUXAS

Corrupção no Brasil...

Não creio em bruxas...

* Ricardo De Benedictis

Existe uma máxima portenha em que se diz: “non lo creo em bruxas, peró que las hai, hai...”. Analisando o programa “Fantástico” à respeito de fraudes em licitações públicas, bem como a “guerra santa” da Record contra o Apóstolo Waldomiro, que saiu da Igreja Universal e fundou a Igreja Mundial ou algo que o valha, chegamos a conclusões óbvias: A Globo não descobriu a pólvora, como a Record não conhece meios fraudulentos para angariar fundos para alimentar a ambição dos seus proprietários.

Licitação fraudada é o meio mais comezinho de corrupção nos níveis municipal, estadual e federal. E muitas das vezes, o gestor corrupto provoca o empresário a lhe oferecer propina, sem qualquer cerimônia. Desde alguns anos, militando no jornalismo, ouvimos falar de propostas de até 200% de propina. E a nível federal, Brasília é a capital da tramóia, seguida por São Paulo, Rio de Janeiro, etc. A corrupção instalou-se no Brasil desde antes do seu ‘descobrimento’, uma vez que Portugal sabia da nossa existência e esperou a assinatura do Tratado de Tordesilhas para fazer o reconhecimento da Terra de Santa Cruz. Portanto, não foi este ou aquele governo que a instituiu.

Os juízes sabem, os promotores de Justiça sabem, os delegados de polícia sabem, os prefeitos, os governadores e presidente da república idem.

Não será o ‘pregão eletrônico’ ou outros meios licitatórios, que irão resolver o problema da corrupção no Brasil.

No noticiário de ontem, a Justiça italiana condenou 16 juízes à prisão por terem ‘facilitado’ sentenças à favor da ‘Camorra’, a remanescente Máfia Napolitana que insiste em desafiar as instituições no sul da Itália.

E no Brasil, enquanto juiz tiver cargo vitalício, não houver uma reforma no judiciário e uma reforma política ampla, ‘os mãos sujas’ continuarão a desviar pelos ralos da corrupção os 80 bilhões de reais que a imprensa repete como total, mas que, pela amplitude e pela nossa grandiosidade territorial, creio que esses números são corrompidos, assim como os dados estatísticos divulgados diariamente pela mídia, para enganar a população, em relação à inflação, a número de empregos com carteira assinada, crescimento do PIB e até previsão do tempo. Assim não dá para deixar de crer nas ‘bruxas’ que pouco a pouco levam nosso ouro em jatinhos para outros países, que favorecem o enriquecimento ilícito de maus cidadãos, onde igrejas e políticos são concessionários públicos de Rádio e de TV para manipularem o povo. Algo deve ser feito, mas aqueles que poderiam iniciar essa cruzada cívica andam atolados na lixeira da história...

* Ricardo De Benedictis é jornalista, cronista, contista e poeta.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 20/03/2012
Reeditado em 20/03/2012
Código do texto: T3565008
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.