Da inveja à admiração

Nós só somos capazes de ver aquilo que está dentro da gente. Isso é simples de se compreender por que já concebemos isso como uma realidade e esta realidade está resplandecente em tudo o que fazemos, em tudo o que vemos e em tudo o que vivemos em todos os momentos de nossas vidas, em todos os pontos.

Sendo isso uma verdade insofismável, vale dizer, a partir desta verdade que aquele que inveja, inveja aquilo que está dentro de si, o que parece ser uma incongruência. Mas é verdade. Então o invejoso apenas, por preguiça ou inabilidade é incapaz de manifestar aquilo que vê e a sua inveja só vai sedimentar nele esta incapacidade.

No entanto, se ao invés de invejar admirasse o outro por aquilo que ele tem, reconheceria em si o mesmo poder e absorveria dele a capacidade de manifestar aquilo que tem e faria brotar de si aquilo que está vendo, a partir de sua admiração. A admiração é um poder que parte da alma da gente e faz brotar no mundo o poder.

O invejoso, por odiar o invejado, impede que em si se manifeste a obra desejada, por que no seu ódio, passa a odiar em si aquilo que ele mesmo tem, impedindo que sua obra se expresse no mundo. O admirador, por amar o admirado e reconhecer nele o poder, reconhece este poder em si e consegue expressa-lo agora.