A FACE DO “FACE”

     A febre do momento na internet é o Facebook, uma rede social que pretende ser um livro (book) no formato eletrônico, onde cada usuário utilizando-se das ferramentas disponíveis possa fazer dele a sua cara (face). E cada pessoa personaliza o seu, da forma como acha mais conveniente. No meu coloquei uma foto do prêmio cultural que recebi esse ano em Curitiba, mas também tenho postagens do meu time do coração, momentos família, textos de poemas ou crônicas escritos recentemente, mensagens filosóficas, religiosas e esportivas, entre outras.    
     Meia hora de pesquisa no “face” rende imaginação suficiente para compor um conto, uma crônica e se eu resolver aprofundar um pouco mais, escrevo até um livro!
     Encontro no “face” vários ativistas de causas  sociais, como as que defendem o meio ambiente, animais abandonados, idosos, crianças desaparecidas, violência doméstica e outros temas do gênero. Existem também os movimentos políticos que postam mensagens pelo fim da corrupção, contra ou a favor do governo, defensores deste ou daquele político local ou nacional. Esses movimentos muitas vezes saem do “face”, migram para o Twitter e se preciso, alcançam as ruas como já aconteceu no Recife e em outras capitais brasileiras.
     Pelo “face” encontramos quem dispõe de tempo para postar seguidamente dezesseis vídeos do You Tube com indicações de músicas “do tempo do onça” (se alguém vai abrir é “outros quinhentos). Tem a moça que reclama dos vizinhos que ouvem um som de gosto duvidoso e além de perturbar o sossego, a impedem de estudar. Tem ainda as intermináveis mensagens de autoajuda (algumas até engraçadas). O que me irrita profundamente no Face são as piadinhas infames contra o meu time de futebol, mas sempre que posso me vingo e devolvo os ataques. São os “secadores”, que estão incomodados com meu time na liderança.
     Mas falando sério, o Face é uma comunidade de trocas sociais bastante interessantes. Sou uma frequentadora pouco assídua, devido ao trabalho e aos meus escritos que me tomam o pouco tempo livre que tenho. Mas sempre que posso dou uma passadinha por lá. Volto cheia de gás para escrever sobre tudo!

By Angela Ramalho
Imagem Google
http://naosoupatriciamaissoupoeta.blogspot.com